Unicentro celebra Bloomsday em evento virtual

2022 marca o centenário da obra Ulisses, um clássico da literatura moderna escrito pelo irlandês James Joyce. O romance acompanha as aventuras do personagem principal, Leopold Bloom, que se desenrolam em Dublin durante um único dia, 16 de junho de 1904. A data é celebrada por entusiastas da obra no mundo todo em uma festividade chamada Bloomsday, ou seja, o dia de Bloom. Neste ano, a Unicentro realiza a sua 11ª edição do Bloomsday, em homenagem ao escritor e aos cem anos da obra.

A celebração, segundo o professor e organizador Davi Silva Gonçalves, busca unir a literatura com outras manifestações culturais, como a dança e a música. “Aqui na Unicentro, o Bloomsday sempre foi aquele momento em que as turmas se encontram, que o Centro de Línguas e o Departamento [de Letras] se misturam, como também professores e alunos. Além dos alunos recitarem textos literários, quem é músico se apresenta, quem dança cria uma coreografia e assim por diante”.

Devido ao aumento no número de casos da Covid-19 em Irati e em outros municípios paranaenses, o Bloomsday terá a sua terceira edição realizada online, neste dia 24 de junho, às 19 horas, com transmissão pelo YouTube. A programação conta com a participação da palestrante Camila Peruchi, doutoranda em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a apresentação musical da cantora e compositora Nara Jorge.

Uma das estudantes a participar do evento é a Ingridy Gerigk, aluna do 4º ano de Letras Inglês do Campus Irati da Unicentro. Nas edições passadas, Ingridy foi ouvinte. Neste ano, ela falará sobre um conto escrito por James Joyce, intitulado ‘A Pensão’. “Meu primeiro contato com a obra Ulisses foi durante o primeiro ano da graduação, em uma disciplina de Literatura, foi uma experiência bem diferente pela complexidade da obra, afinal, é uma leitura que necessita muita atenção. Joyce, para mim, é um desafio e eu creio que seja esse aspecto que faz com que as obras desse autor sejam tão instigantes”, compartilha a aluna.

Em ambiente virtual, o evento possibilita a participação ampla da comunidade, sendo um dos objetivos, segundo o professor Davi, aproximar o público dos estudos literários. “Eu espero que a palestrante convidada e que as leituras e discussões possam despertar interesse do público acerca deste contexto irlandês, literário, modernista. E, principalmente, que as pessoas celebrem a literatura como esse lugar realmente de diversão, manifestação e expressão de subjetividades, de emoções”.