Unicentro recebe Moção de Aplausos e Congratulações

O trabalho desenvolvido pela Unicentro foi, mais uma vez, reconhecido e homenageado em uma Moção de Aplausos e Congratulações proposta pela Câmara Municipal de Guarapuava. A Moção foi solicitada em 2020, quando a universidade completou 30 anos, mas foi adiada devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

A proposta à época foi feita pela então Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, que era composta pela ex-vereadora Maria José Mandu, pelo vereador Pedro Moraes e presidida pela vereadora Terezinha Daiprai. “São muitos anos em prol do desenvolvimento, do conhecimento, da ciência, enfim, da construção de uma sociedade melhor pela educação. Esta é uma honraria que o Poder Legislativo pode oferecer. Então, nada mais justo do que propor essa homenagem para a nossa universidade por tanta contribuição que tem trazido não só para o município de Guarapuava, mas para toda a região”, disse a vereadora sobre as motivações para a congratulação.

Neste mês de junho, no último dia 13, a Unicentro comemorou 32 anos. O crescimento e a consolidação da universidade como uma instituição pública, gratuita e de qualidade ao longo desses anos foram evidenciados em números pelo reitor Fábio Hernandes. No discurso, ele pontuou que, atualmente, a universidade conta com sete doutorados, 17 mestrados e 42 cursos de graduação presenciais, entre eles, Medicina. No ano letivo de 2023, outra demanda antiga também será atendida – a abertura do curso de Direito. “Temos também o aprimoramento em Medicina Veterinária e os programas de residências médica, multiprofissional e urgência e emergência. Além disso, temos 492 projetos de pesquisa, contando com 919 estudantes de iniciação científica e tecnológica. Nossa Agência de Inovação Tecnológica de Guarapuava, a Novatec, depositou, em 2021, 12 pedidos de patentes, marcas e software e conseguimos, de depósitos anteriores, duas patentes em 2021, sendo uma patente verde, junto à Sanepar”, acrescenta Fábio.

Na extensão, pilar que coloca a universidade em contato direto com a comunidade, são mais de 200 projetos em andamento, que abrangem desde atividades culturais até o trabalho realizado pelas unidades prestadoras de serviços. Entre os exemplos citados pelo reitor estão as clínicas de Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária, Psicologia e Fonoaudiologia, além do Programa de Reabilitação Física, do Ambulatório de Feridas Crônicas, da Farmácia-Escola, do Serviço de Hipoterapia e da Unidade Escola de Enfermagem.

Durante a pandemia, a Unicentro também atuou de forma direta e contínua em diversas frentes como, por exemplo, na confecção, pelas alunas da Universidade Aberta a Terceira Idade (Unati), de aproximadamente 20 mil máscaras de tecido reutilizáveis; na produção de mais de cinco mil Face Shields para os profissionais da saúde; na aplicação de vacinas; e no atendimento feito pelo call center. “Também, por meio da parceria que temos há mais de 15 anos com a Receita Federal do Brasil e também com outros parceiros, a Unicentro produziu, na pandemia, mais de 50 mil litros de álcool glicerinado e distribuiu para a nossa população, para secretarias e para municípios mais carentes”, pontuou.

Além desses, outros pontos de atuação foram explanados, comprovando o quanto a Unicentro beneficia a população. Por isso, para a reitoria, a Moção de Aplausos e Congratulações é um momento ímpar porque é o reconhecimento pela diferença que a universidade pública faz na sociedade. “É um momento que nos traz ainda mais responsabilidade em continuarmos trabalhando em prol do desenvolvimento da nossa região e da nossa cidade. Nós estamos muito felizes pelo reconhecimento das ações que a universidade tem feito ao longo da sua história, ações sempre voltadas à qualidade do ensino, à prestação de serviço, à pesquisa, à extensão e à inovação”, afirmou o reitor Fábio Hernandes. “Isso nos motiva a trabalhar cada vez mais. Essa homenagem é para todos da universidade – professores, alunos, agentes universitários, terceirizados, as pessoas que nos ajudam no dia a dia, porque a Unicentro é de todas as pessoas do estado do Paraná”, completou e o vice-reitor Ademir Fanfa Ribas.