Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita projetos no campus Cedeteg

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, visitou o campus Cedeteg da Unicentro na última sexta-feira, 13, para conhecer e acompanhar projetos financiados com recursos da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF). As iniciativas compreendem as áreas de Medicina Veterinária e Enfermagem e se destacam pela eficiência no atendimento à comunidade.

Ciceroneando a visita, o diretor do campus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, destacou a diversidade dos projetos desenvolvidos com sucesso. “Os projetos que nós apresentamos hoje, na maioria, foram financiados pela UGF. Mostramos o Centro de Apoio a Fauna Silvestre, que é um trabalho fenomenal que o pessoal da veterinária faz com os animais que são apreendidos, animais que sofrem algum acidente no estado todo vem para cá e eles fazem a recuperação dos animais e depois da soltura. Outros dois na área da saúde – a Sala de Vacinas e o Projeto Órtese e Prótese, com o Ambulatório de Feridas, que também são projetos que receberam equipamentos que vieram da UGF, que vieram da Seti, e mostra o atendimento que nós fazemos na área da saúde à população”, disse Ricardo.

Para Aldo, conferir os projetos na prática e funcionando com êxito serve de ânimo para continuar o trabalho realizado. Ação levada a sério durante a visita à Sala de Vacinas, onde o superintendente aproveitou para tomar a dose da vacina contra a gripe. “É uma satisfação muito grande poder ver as coisas acontecendo. A gente visitou esses projetos todos desenvolvidos pela universidade, parcerias com o IAT (Instituto Água e Terra), com a Polícia Ambiental, a oficina ortopédica. Ver todo o trabalho da equipe de Enfermagem que, juntamente com os estudantes do curso, foram um grande suporte do processo de vacinação de toda a população de Guarapuava. Tudo isso é um combustível que faz a gente ter mais entusiasmo e continuar trabalhando para propiciar condições para que esses projetos possam acontecer”, declarou.

Ao fim da visita, Aldo foi conhecer o terreno onde será construído o Centro Especializado em Reabilitação, um projeto vinculado ao Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Paraná. “O nosso superintendente foi fundamental para ter essa conversa entre a universidade e a Secretaria da Saúde e ele veio visitar o local onde vai ser feito todo esse bloco voltado à reabilitação. O financiamento foi assinado e estamos no início do processo de licitação. Então, a gente aguarda que nos próximos meses iniciem as obras desse CER III”, afirmou Ricardo.

“A nossa função no âmbito do Governo do Estado do Paraná é justamente isso, é ser um meio para que as boas coisas possam acontecer em favor da população do estado, por meio de nossas universidades”, finalizou Aldo.