Unicentro e Prefeitura de Guarapuava firmam convênio para realização de ações pela Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino

Os coordenadores da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino da Unicentro – professores Fábio Hernandes, Ademir Fanfa Ribas, Maurício Atamanczuk, respectivamente, reitor, vice-reitor e pró-reitor de Planejamento da Unicentro, e a servidora Loide Salache – participaram na manhã dessa quinta-feira, 12, da assinatura de um convênio com a Prefeitura de Guarapuava, a partir da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Pelo acordo, a Unicentro cede um espaço físico, no campus Santa Cruz, para a instalação da “Sala Lilás”, segundo a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran, uma espécie de extensão da Secretaria na Universidade.

“Para nós, termos um espaço, dentro da universidade, onde a gente possa promover os nossos cursos profissionalizantes, oficinas de empreendedorismo, de cidadania, as reuniões de rede, de conselho dentro da universidade amplia nossos horizontes, porque muitas das mulheres, que fazem nossos cursos profissionalizantes, nem sequer pensam que poderiam estar ali dentro da Unicentro fazendo um curso superior. Então, o fato de a gente ter esse lugar dentro da universidade amplia os horizontes para as mulheres que nós atendemos e amplia, consolida, solidifica a parceria que temos com a Unicentro desde a instituição da Secretaria, com inúmeros projetos de extensão”, frisa Priscila.

Os primeiros cursos profissionalizantes ofertados na Sala Lilás ocorrerão ainda nesse primeiro semestre. São cinco diferentes possibilidades – todas gratuitas – voltadas para mulheres que estão em busca de um lugar no mercado de trabalho: excelência no atendimento e recepção; práticas administrativas; hambúrguer artesanal; limpeza e higiene hospitalar; e marketing e vendas. Ao final de cada um deles, a Cátedra ainda ofertará uma formação complementar em empoderamento e empreendedorismo. “O objetivo dessa Cátedra é auxiliar essas mulheres para que tenham uma independência financeira, uma independência, muitas vezes, desse parceiro que abusa, que a violenta, que a mal trata”, avalia o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. Os cursos, complementa, são o caminho para que essas pessoas possam conquistar “uma vida mais digna, mais feliz”.

Convênio possibilitará o uso de salas da Unicentro pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (Foto: Coorc)

O papel da Cátedra da Unicentro é promover o empoderamento econômico das mulheres, sobretudo das que vivem em condições de vulnerabilidade social, valorizando, assim, sua participação na comunidade. “A Cátedra faz parte de um projeto com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, onde nós vamos dar o suporte, o apoio, a estrutura e vamos estar participando dessa ação juntos, buscando sempre o desenvolvimento da sociedade. Nós só temos a crescer. Todos juntos nós crescemos cada vez mais”, defende o professor Ademir Fanfa Ribas, vice-reitor da Unicentro.

A parceria entre Unicentro e Prefeitura de Guarapuava, via Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino de Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, é uma iniciativa que evidencia a importância de vários setores da sociedade caminharmos juntos para a construção de uma sociedade 50-50, ou seja, com equidade entre homens e mulheres. “Mostra”, segundo o prefeito de Guarapuava, Celso Góis, “a resposta que os entes públicos dão para a sociedade. A Unicentro é uma universidade pública e gratuita, Prefeitura de Guarapuava tem a sua missão de cuidar da população como um todo – desde a área educacional até a área da saúde, e quando esses dois entes se juntam e fazem um projeto tão maravilhoso como esse, pode ter certeza absoluta que terá grandes resultados para a comunidade”.