Unicentro realiza duas cerimônias de homenagens nessa sexta-feira,13

Uma universidade é feita por pessoas e a razão da sua existência são as pessoas. Por isso, de tempos em tempos a Unicentro homenageia membros da sua comunidade e também integrantes da sociedade que contribuem para o desenvolvimento de atividades de ensino, projetos de pesquisa e ações de extensão. Nesse sentido, na próxima sexta-feira, dia 13, a administração da instituição vai promover duas cerimônias de homenagens. “Vemos sempre a importância de reconhecer as pessoas que fizeram bem para a instituição”, reforça o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas. “É uma demonstração de gratidão àquelas pessoas que doaram seu tempo, seus esforços, sua vida a nossa Unicentro”.

Inicialmente, às 14h, no Hall da Sala dos Conselhos Superiores, que fica no campus Santa Cruz, vai ocorrer a cerimônia de atualização da Galeria dos Dirigentes da Unicentro. Nesse momento, serão incluídos três homenageados – os professores Jamil Abdanur Junior, que esteve na gestão da universidade nos anos 1990; Osmar Ambrósio de Souza e Vitor Hugo Zanette, que foram, respectivamente, reitor e vice-reitor de 2018 até o início do ano de 2020. “Esse é um momento de, além de atualizar a história da nossa universidade, de agradecer a essas pessoas por tudo o que fizeram pela Unicentro – essa Unicentro que a cada dia que passa cresce mais e mais, é mais e mais reconhecida”, completa o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Galeria dos Dirigentes está sendo atualizada para a cerimônia de sexta-feira (Foto: Coorc)

Na sequência, a partir das 16h, na Sala dos Conselhos Superiores terá início à Sessão Solene do Conselho Universitártio (COU), que concederá o título de “Professor Honorário” ao empresário Odacir Antonelli. “Algumas pessoas são importantes para a família, algumas pessoas são importantes para os seus amigos, e temos pessoas que são importantes para uma comunidade, para uma sociedade, para um município, para um estado, para um país. O senhor Odacir Antonelli é uma dessas pessoas que têm deixado um legado na nossa região, em Guarapuava e todos os municípios vizinhos, e tem auxiliado muito na construção dessa universidade – uma universidade forte, humana, qualificada, uma universidade de todos para todos”, defende o professor Ademir.

Os motivos para a homenagem são apontados pelo reitor da Unicentro. “O senhor Odacir muito tem se empenhado pela nossa universidade – ele tem sido parceiro de vários projetos, como o Instituto para a Pesquisa do Câncer, idealizado por professores da instituição, mas quem nos ajudou na concretização desse sonho foi o senhor Odacir; assim como ele disponibilizou um espaço junto ao bairro planejado Cidade do Lagos onde lá nós teremos mais uma ampliação da nossa universidade – lá teremos, provavelmente, a reitoria e algumas clínicas de saúde; o senhor Odacir foi uma pessoa que foi atrás – além de nos disponibilizar o terreno – dos recursos financeiros para que a obra se concretizasse. Além disso, nós temos projetos com o Cilla Tech Park que tem, também, o senhor Odacir como um de seus idealizadores, o Vale do Genoma”.

As duas cerimônias são abertas e podem ser acompanhadas pelos membros da comunidade.