Complexo Desportivo e Recreativo, Clínica e Academia Escola de Educação Física recebem equipamentos

O Complexo Desportivo e Recreativo (CDR) do campus Cedeteg celebrou a entrega de equipamentos para a Clínica e Academia Escola de Educação Física. A reestruturação do espaço foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado estadual Rodrigo Estacho e ao aporte de recursos pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

Vinculado, administrativamente, à Direção-Geral do Campus Cedeteg, e, pedagogicamente, ao Departamento de Educação Física, o CDR compreende o conjunto de espaços físicos, instalações e equipamentos esportivos destinados ao ensino, pesquisa e extensão na prática de modalidades esportivas e recreativas. “O CDR é uma unidade administrativa que uniu todas as áreas esportivas dentro do campus Cedeteg. Então, a gente oferta atividades esportivas e de promoção da saúde. O público que a gente está voltado especificamente são os servidores, os alunos da comunidade acadêmica e também a comunidade externa”, detalha o chefe do Departamento de Educação Física e coordenador do CDR, professor Marcos Roberto Queiroga.

Os aparelhos novos vão proporcionar maior qualidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Educação Física e ao atendimento à população de Guarapuava e região. Isso porque os equipamentos são utilizados para a prática de exercícios multifacetados, clínicos e de reabilitação de pacientes com comorbidades encaminhados pela Secretaria de Saúde e pelo SUS. O investimento total foi de R$ 193.620,00, feito por meio de convênio com a Seti e com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Rodrigo Estacho.

Fica aqui a nossa gratidão ao deputado Estacho por ter prontamente nos atendido e intermediado este recurso para que a gente constituísse este espaço para, principalmente, a reabilitação física das pessoas que são assistidas aqui na universidade. Com certeza o CDR já faz a diferença para muitas pessoas que são assistidas pela nossa universidade”, salientou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.
Para Queiroga, os equipamentos fazem toda a diferença em termos de formação acadêmica, em um espaço que conta com a dedicação de toda a comunidade do curso. “Os acadêmicos são estagiários, que a gente consegue por projeto de extensão, de projeto de pesquisa, de IC (iniciação científica) e TCC (trabalho de conclusão de curso) e os alunos que vêm também como voluntários, que auxiliam nas atividades. Aqui também a gente tem todos os professores do Departamento, principalmente os professores colaboradores, que cada um fica com uma modalidade que ele tenha afinidade”, conta.

Equipamentos atenderão necessidades do CDR, da Clínica e Academia Escola (Foto: Coorc)

Também presente na cerimônia, a vice-diretora do campus Cedeteg, Aline Marques Genú, ressaltou o valor dos serviços prestados no tratamento dos pacientes e na prevenção de outros problemas através da atividade física. “O CDR tem pouco tempo, efetivamente, de atividade. Ele foi regulamentado no ano passado e já era uma vontade bastante grande do Departamento de Educação Física e uma necessidade. Muitas pessoas já foram encaminhadas com problemas de saúde, que têm feito o acompanhamento pelos educadores físicos aqui no CDR. Então, eles vão evoluindo no tratamento em função da atividade e desse acompanhamento dos educadores físicos, impedindo que eles retornem a um problema anterior pelo qual eles foram indicados e, também, obviamente, uma vez que você faz uma atividade física, mesmo que não há nenhum problema de saúde, você está prevenindo que problemas venham a acontecer”, declarou Aline.

A Clínica e Academia Escola entram em recesso amanhã (06). O retorno das atividades será no dia 23 de maio para os pacientes da clínica e da academia, e em 20 de junho para as atividades esportivas do CDR.