Unicentro presta homenagem póstuma ao professor Ariel José Pires

O Miniauditório do campus Santa Cruz, desde a última quarta-feira, passou a ter nome próprio: “Professor Ariel José Pires”. Essa foi a forma encontrada, pela comunidade universitária, para homenagear, no terceiro ano de sua morte, o docente que atuou no Departamento de História da universidade ao longo de quase três décadas. “Homenagear post mortem é, para a comunidade acadêmica do campus Santa Cruz, uma forma de reconhecimento de seu trabalho, primordialmente como docente e, acima de tudo, demonstrar para a comunidade como um todo o imenso papel profissional e humano que, durante 27 anos, o mesmo exerceu dentro de nossa instituição. É notório o respeito, o reconhecimento e a gratidão que estudantes e ex-estudantes, professores e ex-professores têm na figura do professor Ariel José Pires. Portanto, designar o nome do Miniauditório do campus Santa Cruz para Miniauditório Professor Doutor Ariel José Pires, será um eterno muito obrigado ao docente”, explicou, logo em seu início, o cerimonial da inauguração do espaço.

A ideia da homenagem partiu do também professor do Departamento de História Hélvio Alexandre Mariano. Com a concordância dos demais docentes, a solicitação tramitou institucionalmente e obteve a aprovação do Conselho Administrativo do campus Santa Cruz. Uma forma de reconhecer a importância do docente para o desenvolvimento da universidade, que construiu toda sua trajetória acadêmica na antiga Fafig e na Unicentro. “Ele graduou-se em História, em 1985, aqui na Unicentro, na época Fafig, onde também cursou especialização em História do Brasil. Iniciou sua carreira na Unicentro, em 1985, ainda como professor colaborador, e aqui permaneceu até sua aposentadoria em 2012. Em sua trajetória na universidade, além de docente, ele sempre esteve presente em várias conduções de trabalho, quem o conhecia sabia que ele sempre estava envolvido em alguma coisa dentro e fora da universidade. Também exerceu cargos administrativos, foi diretor de Pós-Graduação, diretor administrativo da Fafig, diretor de Extensão e chefe do Departamento de História em duas gestões”, lembrou a professora Marcia Tembil, que trabalhou com Ariel no Departamento de História. Currículo que foi complementado pelo atual chefe do Dehis, professor Carlos Eduardo Schipanski: “atuou na sociedade de uma forma bastante ativa no sentido de fazer a consolidação das ações extensionistas da universidade junto à comunidade”.

A definição da data para a homenagem também fez parte do reconhecimento ao docente. Isso porque foi realizada em 27 de abril, dia em que ele nasceu no ano de 1955. O carinho emocionou os membros da família de Ariel que estiveram presentes na cerimônia – a filha Ariane Pires, o genro Maxiliano Silva e o neto Gustavo Pires Silva, que comemorou quando a placa com a imagem do avô foi descerrada. “Meu pai tinha especial cuidado, como historiador de profissão, com a memória. Para nossa família, a homenagem feita na data de 27 de abril, que é o dia do aniversário dele, representou a preservação de memória de todas as contribuições dele tanto para a Unicentro, quanto para a comunidade de Guarapuava e do Paraná inteiro. Representa o carinho que as pessoas tinham e ainda têm por ele. Considerando que o pai esteve presente desde a Fafig, a Unicentro era, para ele, como uma criança que cresceu e foi se tornando adulta e ele sempre mencionava que ainda era seu lar, um complemento, uma extensão do lar – sempre que ele sempre esteve por lá mesmo após a aposentadoria, colaborando com a instituição e mantendo laços de amizade. Tenho certeza que ele deixou sua marca tanto na Unicentro, quanto na comunidade Guarapuava. Agradeço muito, em nome da minha família, pela lindo homenagem que vocês fizeram”.

Para o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, a homenagem é reconhecer o trabalho de quem se dedicou uma vida toda à universidade e a construção de uma sociedade mais justa a partir da valorização da educação. “Foi uma pessoa que vestiu muito a camisa da universidade, sempre pensou numa educação melhor, um exemplo. Uma pessoa que fez a diferença pra educação de Guarapuava e região. Foi uma homenagem muito justa, uma homenagem que significa que precisamos reconhecer as pessoas que ajudam a transformar a educação do nosso país, a educação da nossa cidade, a educação da nossa região”, diz.