Seleção para mestrado em Nanociências e Biociências está com inscrições abertas

Seleção para mestrado em Nanociências e Biociências está com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para a turma 2022 do Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Biociências em nível de mestrado. Nesse ano, o programa está ofertando 15 vagas em duas linhas de pesquisa – “Avaliação e aplicação de materiais” e “Síntese, simulação e caracterização de sistemas nanoestruturados”. A coordenadora do PPGNB, professora Taiana Moretti Bonadio, destaca que o programa visa a qualificação de profissionais que possam atuar em diversas áreas, da academia à indústria. “É a formação de recursos humanos na área de materiais, com a visão multi e interdisciplinar nos conteúdos de nanociências e biociências. Os profissionais são qualificados tanto para atuarem com a síntese, a simulação, caracterização, desenvolvimento e avaliação biológica dos materiais, especialmente os materiais nanoestruturados, e essa qualificação dos discentes ela é possível tanto através das disciplinas que são ministradas no curso quanto no desenvolvimento dos projetos de pesquisa”.

Além disso, a coordenadora salienta o caráter multidisciplinar do programa, que visa uma qualificação completa através de disciplinas voltadas para diversas áreas de atuação, a partir de diferentes perspectivas de estudo e reflexão. “Nós absorvemos profissionais graduados com nível superior em diversas áreas. Atualmente, podemos trabalhar com profissionais da área de Ciências Exatas, das Ciências Biológicas, Ciências Agrárias ou Ciências da Saúde – todos esses conseguem se encaixar perfeitamente no programa”, contextualiza. 

Neste ano, após a homologação das inscrições, a seleção contará com duas etapas classificatórias. “A primeira delas é a análise do currículo do candidato. Então, o candidato vai preencher uma tabela – que está no nosso edital, com todas as atividades acadêmicas que ele teve durante a graduação, vai inserir os comprovantes de cada uma dessas atividades e vai ser, então, atribuída uma nota de 0 a 10 nesse currículo. A segunda etapa é uma entrevista, que vai também valer de 0 a 10, e vai ser realizada de forma presencial no campus Cedeteg. Cada uma dessas etapas vai consistir de 50% da nota. Então, metade currículo e metade entrevista”, complementa Taiana. 

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Nanociências e Biociências seguem abertas até primeiro de abril e são feitas exclusivamente pela internet, via protocolo online. O edital completo pode ser conferido na página do  PPGNB, no site da Unicentro.

Deixe um comentário