Brinquedoteca da Unicentro é reinaugurada
“Ser criança é dureza, todo mundo manda em mim. Se pergunto o motivo me respondem porque sim. Isso é falta de respeito, porque sim não é resposta, atitude autoritária, coisa que ninguém gosta. Adulto deve explicar para a criança entender esses podes e não podes, para aceitar sem se ofender. Criança exige carinho e consideração, criança é gente, é pessoa, não bicho de estimação”. Foi com essa poesia tão significativa sobre o ser criança, declamada pela pequena Ana Julia Marques, de oito anos, que o Laboratório de Educação Infantil da Unicentro deu boas vindas a garotada.
O evento solene, que fez parte da programação da 29. Semana de Pedagogia, inaugurou o novo espaço da brinquedoteca, onde agora ocorrerão algumas das atividades promovidas pelo Gepedin, que é o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infanti. Esta sala é mais ampla e melhor adaptada para atender as necessidades das crianças das comunidades interna e externa à universidade. “A ideia do laboratório é ter essa vinculação com o ensino, a pesquisa e a extensão. Então, ele é um espaço que acolhe essas crianças e também acolhe, de certo modo ,os nossos acadêmicos, principalmente do curso de Pedagogia, que tem um espaço formativo aqui”, conta a coordenadora da brinquedoteca, professora Aliandra Cristina Lira.
O espaço foi organizado em contextos de aprendizagem. isto é, locais em que a criança têm a possibilidade de criar e inventar um brincar a partir dos materiais disponíveis. Todo esse brincar e interagir supervisionado por acadêmicas do curso de Pedagogia e estagiárias do Laboratório, como é o caso da Maiara Maria Lopes. Ela que está cursando o terceiro ano de Pedagogia e destaca a importância dessa oportunidade que está tendo de aplicar, na prática, tudo que vem aprendendo em sala de aula. “Eu acho super importante, até para abrir o nosso olhar humanizador dentro da nossa profissão, ter esse primeiro contato com a educação infantil, com uma área que a gente vai trabalhar. E eu acho muito importante, super legal todos os aprendizados que a gente tem aqui. A experiência é ótima, são vários contextos que a gente pode estar analisando”, diz.
O caráter lúdico pedagógico da brinquedoteca foi destacado, durante a inauguração do espaço, pelo chefe do Departamento de Pedagogia, professor Aurélio Bona. “A brinquedoteca é um espaço de oferecer um trabalho para comunidade na modalidade da extensão, mas também é um projeto, um espaço de pesquisa para a Pedagogia. Hoje, nós sabemos que a infância é também um momento de aprendizagem muito importante, não é só cuidado como antigamente se pensava. Então, assim como outros cursos têm os seus laboratórios, a brinquedoteca é o laboratório da Pedagogia”, elucida o docente.
Para o reitor da Unicentro, professor Fabio Hernandes, a brinquedoteca salienta ainda mais o compromisso social firmado pela universidade com a comunidade. “Para a Unicentro, isso é muito importante, porque ela é uma universidade de todos, ela é de cada cidadão e de cada cidadã do nosso estado, e as crianças são muito bem-vindas aqui. Este é um ambiente onde todos poderão vir, poderão aprender de forma lúdica, sendo assistidas”.
E os pequeninos também deram sua opinião, já que esse foi um espaço pensado para eles> a nova sala da brinquedoteca ganhou o selo de aprovação da Ana Julia. “Eu achei bem interessante essa cozinha aqui e o negócio de fantasia. Eu acho bem divertido, porque brincar com as outras crianças é bem divertido, que aí você não brinca sozinha, tem mais gente para brincar”, encerra.