“Quem educa o educador?” é tema da Semana de Pedagogia 2022

Participar da Semana da Pedagogia é tradição entre professores e alunos do curso Pedagogia da Unicentro. Realizado anualmente, a cada edição o evento traz uma temática atual e complementar ao currículo, agregando mais conhecimentos à formação discente. As discussões desse ano, são pautadas pelo tema “Quem educa o educador? A pedagogia na construção de uma educação transformadora”.

O tema desta semana é a Resolução 2, de 2019, que reformula os cursos de licenciatura, inclusive o de Pedagogia. O objetivo maior é buscar fazer uma reflexão sobre essa reformulação, que está em vigor e tem prazo, até dezembro desse ano, para a reformulação do projeto político-pedagógico do curso. Nós colocamos em pauta essa discussão para ser um debate mais ampliado, junto com a comunidade, com os estudantes”, explica o coordenador da Semana de Pedagogia, professor Saulo Rodrigues.

O evento ocorre ao longo de toda essa semana e tem uma programação variada. “Nós buscamos, a partir dessa temática, oferecer mini-cursos, palestras, oficinas, que têm como eixo fundamental essa discussão do papel humanizador da educação. Então, oferecer instrumentos para uma reflexão teórica tanto da sociedade quanto do próprio indivíduo sobre si mesmo, e oferecer também uma discussão ampliada sobre qual educação que nós temos e qual educação que nós queremos”, detalha Saulo.

A estudante Wanessa Leporacy, do terceiro ano de Pedagogia, é uma das participantes do evento. “São atividades diferentes do que a gente aprende em sala de aula. Então, é muito importante a gente participar dessa semana justamente por isso, por oferecer essas atividades extras, que são muito importantes para nós como futuros educadores, para associar essas práticas na sala de aula” avalia.