Unicentro mantém moradias estudantis em Guarapuava e Irati

Ter a moradia me deu um apoio para saber que vou conseguir ir para a faculdade realmente, porque por vir de longe, para mim não era uma questão de vir achar uma casa e voltar pra minha casa – não funcionaria assim. Então, me deu um apoio para poder vir para a faculdade sabendo que eu ia realmente conseguir fazer, porque senão fosse isso, podia ter chance até mesmo de eu desistir da faculdade por não ter como e onde morar”. Esse é o depoimento da estudante Eleni Brito, que veio de São José dos Campos, em São Paulo, para cursar Psicologia no Campus Irati, e que também é uma das acadêmicas que passou a residir na Moradia Estudantil da universidade no retorno presencial das atividades pedagógicas na Unicentro.

A Moradia Estudantil permite que estudantes que não têm condições de manter-se na cidade sede do curso, por morar muito longe ou algo no sentido de ter condições financeiras precárias, possam se manter no curso com o custo somente de alimentação e transporte deles, sem preocupar-se com o aluguel. Isso já reduz bastante os custos de manutenção na cidade. Com isso, ajudamos na permanência desses alunos nos cursos, pois um dos motivos de evasão dentro da universidade é a questão da renda, pois muitos alunos acabam não tendo condições socioeconômicas de manter-se no município sede do curso”, corrobora a coordenadora da Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro, professora Maria Regiane Trincaus, sobre a importância da Moradia Estudantil.

As casas universitárias da Unicentro são alugadas e mobiliadas pela instituição com recursos da FAU, que é a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro. As moradias estudantis, como explica a coordenadora de Assistência Social na Coordenadoria de Apoio ao Estudante da Unicentro, Etiene Rabel Corso, estão localizadas estrategicamente próximas aos campi universitários da Unicentro.“A estrutura física da Moradia Estudantil é composta por quartos e banheiros compartilhados por duas pessoas, salas de estudo e cozinha, tanto em Irati, quanto em Guarapuava. Aos discentes em regime residencial são garantidas a moradia, a água e a luz. Eles são responsáveis pela manutenção da limpeza e de questões de ordem e segurança da moradia”, afirma.

Moradias ficam localizadas estrategicamente próximas aos campi univeritários (Foto: Coorc)

Os moradores das casas universitárias são isentos do aluguel e só precisam contribuir mensalmente com uma taxa equivalente a 6% do salário mínimo nacional, para o pagamento parcial de água e luz e eventuais serviços de manutenção. O estudante selecionado pode permanecer na Moradia Estudantil até o final do tempo previsto para a conclusão do curso.

Em Guarapuava, no momento, a Unicentro têm oito residentes na casa feminina e outros três na masculina. Uma delas é a Lidiane Lieseski, estudante do 4º ano de Nutrição, que está na casa universitária desde o seu segundo semestre como aluna da Unicentro, há três anos e meio. Ela destaca a importância desse tipo de assistência para que, hoje, ela conseguisse estar prestes a se formar como nutricionista. “É uma ajuda enorme para nós que moramos longe, que não temos renda suficiente para nos sustentar aqui, para conseguir pagar aluguel, móveis, entre outros. É uma maravilha, pois ajuda demais. Eu digo que sem a Moradia Estudantil, hoje, eu não estaria terminando a faculdade, não estaria aqui em Guarapuava, não estaria quase formada. Somente a Moradia me deu essa possibilidade, pois eu não conseguiria pagar um aluguel ou trabalhar para me sustentar, já que a faculdade é em período integral”, avalia Lidiane.

Tem direito à inscrição nas vagas da Moradia Estudantil da Unicentro alunos que residam fora da cidade-sede do curso e que não tenham acesso ao transporte dos municípios até ela, que estejam cursando a primeira graduação, e que tenham pelo menos 18 anos ou sejam emancipados. Como critério de classificação, a prioridade é para estudantes que tenham cadastro no CadÚnico e menor renda. Em Irati, as casas universitárias estão com quatro vagas femininas e três masculinas preenchidas. A moradia masculina é uma conquista recente da Unicentro, que buscava ampliar o suporte aos estudantes, a partir das demandas que foram identificadas para o público masculino.

A chefe da Divisão de Apoio ao Estudante do Campus de Irati, professora Nelsi Pabis, salienta que, com a pandemia, a necessidade desse tipo de assistência ao aluno é entendida como ainda mais urgente.“É uma grande contribuição para aqueles que estão em uma situação socioeconômica mais difícil, principalmente nesses tempos tão difíceis que nós estamos vivendo. É uma forma de acesso e, principalmente, de permanência na universidade”.

Esse suporte oferecido pela universidade tem sido benéfico para estudantes como o Ruan Ribeiro de Lima, do 2º ano de Engenharia Florestal do Campus Irati. Ele comenta que poder contar com a Moradia Estudantil da Unicentro é uma grande ajuda para que possa se dedicar mais aos estudos e se preocupar menos com a questão econômica para se manuter na cidade. “Principalmente na questão financeira auxilia demais. Quando eu estava em Ponta Grossa eu acabei perdendo muito conteúdo das aulas online porque eu precisava trabalhar para juntar dinheiro e poder vir para cá e alugar uma casa. Vir para a moradia me deu uma tranquilidade sem tamanho, porque eu não preciso me preocupar com o valor que ia pagar, então me ajudou muito mesmo”.

Periodicamente a Unicentro abre novos editais para estudantes que desejam concorrer a uma das vagas nas casas universitárias da Moradia Estudantil. Os interessados devem ficar atentos ao site da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (https://www3.unicentro.br/apoioaoestudante/editais/) ou podem, ainda, tirar dúvidas com a Coorae presencialmente nos campi Santa Cruz ou Irati ou pelos telefones (42) 3621-1387 e (42) 3421-3107.