Inscrições para programas de Iniciação Científica e Tecnológica seguem abertas até quinta-feira, 24

As inscrições para os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o Proic e o Proiti, foram  prorrogadas e seguem abertas até a próxima quinta-feira, dia 24 de março. O primeiro passo do processo é de responsabilidade dos candidatos a orientadores. Eles devem fazer a submissão da produção, do projeto de pesquisa, a indicação de orientandos e seus planos de atividades – tudo pelo SGU, que é o Sistema de Gestão Universitária.

Os programas, explica o diretor de pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, têm como objetivo promover a formação dos alunos a partir de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. “Contribuir com a formação de recursos humanos que irão, futuramente, fortalecer a capacidade de inovação, empreendedorismo no país. Também, contribuir com a formação de um cidadão mais participativo na sociedade” complementa.

As inscrições para ambos os programas podem ser feitas em duas modalidades – com bolsa e voluntária.De acordo com o professor Farinha, podem se inscrever como orientadores docentes que detêm o título mínimo de mestre, e servidores que integrem o quadro de funcionários efetivos da instituição e estejam envolvidos com pesquisa, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Os estudantes que pretendem se candidatar devem verificar se seu currículo está publicado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. Após ser indicado, o aluno deve, também via SGU, confirmar o interesse em participar de um dos programas.

Para fazer IC ou IT, lembra o professor Farinha, é necessário que o estudante atenda a alguns requisitos. “Estar matriculado em um curso de graduação público ou privado do país – não necessariamente na Unicentro; não figurar como um possível formando; não ter grau de parentesco com o futuro orientador; ter uma disponibilidade de horas para o desenvolvimento do seu plano de atividades; e não possuir inadimplência em relação à Propesp”.

A acadêmica Rafaela Brancalione, do segundo ano de Farmácia, é uma das participantes do Proiti. Ela desenvolve o projeto que tem o título de “Avaliação da permeabilidade e diferentes formulações de creme para tratamento da Herpes Simplex utilizando a célula de Franz”. Para ela, a participação no programa é uma oportunidade para se aprofundar na área da pesquisa. “Me agrega muito conhecimento e experiência na área da pesquisa, visto que tenho interesse de seguir nessa área ou na área da indústria após a conclusão do curso. No laboratório, junto com meu orientador e meus colegas de pesquisa, posso colocar em prática meus conhecimentos e aprender mais sobre técnicas de pesquisa tecnológica”, explica.

O professor Paulo Renato de Oliveira, do Departamento de Farmácia, é o orientador de Rafaela e conta um pouco mais sobre o projeto desenvolvido. “Esse trabalho visa comparar diferentes formulações utilizando componentes básicos que já foram estudados pelo nosso grupo e já tem, inclusive um pedido de patente solicitado, com uma atividade muito boa para o vírus da herpes labial. Estamos desenvolvendo e comparando formulações de cremes para escolher qual melhor formulação que funcionaria para o paciente ter o melhor tratamento”.

O docente explica ainda que o projeto tem como foco uma inovação incremental, que melhora um produto que já existe no mercado por apresentar uma eficácia superior e poderá, posteriormente, ser comercializado, o que, destaca o docente, vai ao encontro dos objetivos do Proiti. Isto é, impulsionar projetos que fortaleçam a capacidade de inovação e empreendedorismo. “Esses trabalhos de inovação tecnológica levam o aluno a pensar com uma visão de mercado e inovação e é interessante que tenha esse tipo de projeto em Guarapuava, porque agora está iniciando um ecossistema de inovação muito forte. Então, é importante que os alunos estejam inseridos nesse pensamento ,porque é um campo de trabalho muito grande”. Todas as informações sobre o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação estão disponíveis no edital de seleção.