Unicentro recebe homenagem da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Paraná
A Unicentro recebeu da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná um certificado como reconhecimento público da importância do trabalho desenvolvido pela instituição. A homenagem foi proposta pelo próprio secretário Ney Leprevost em comemoração ao Dia da Universidade e, de acordo com o documento, é motivada pelo relevante serviço prestado pela Unicentro à população paranaense na educação, na arte, na pesquisa, no ensino, na extensão e na inovação. “Na condição de secretário de Justiça, Família e Trabalho, fiz questão de prestar um reconhecimento público em homenagem a Unicentro – à diretoria, aos alunos e, principalmente, aos professores, que estão contribuindo muito para a cidadania, para a inclusão das pessoas através da educação. A Unicentro é fundamental não só para educar, mas também para formar cidadãos dignos, trabalhadores, que honram nosso Paraná e Brasil”, afirma.
A atuação de excelência da Unicentro no ensino, na pesquisa e na extensão se dá por diversas formas, inclusive, como destaca o reitor Fábio Hernandes, em projetos vinculados à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. “Por exemplo, o nosso Núcleo Maria da Penha e também o Núcleo de Defesa do Direito da Infância e Juventude. São dois projetos que atendem a comunidade, que atendem principalmente famílias mais vulneráveis. Nós temos, junto com os nossos bolsistas, com as nossas coordenações, atuado e tentado atender as solicitações dessas famílias, em muitos casos para resolver problemas graves”.
O compromisso da Unicentro com a realização de ações que respondam às demandas sociais permeia, ainda, outras áreas, como saúde e agricultura. Exemplos disso, lembra o professor Fábio, são as Clínicas-Escola que prestam atendimento às comunidades de Guarapuava e Irati, e o Programa de Certificação Orgânica. “Temos muitos outros vinculados à área da agricultura, agricultura familiar, certificação de orgânicos. Temos vários projetos voltados a área de saúde, vários convênios com o SUS para atendimento, por exemplo, na reabilitação física, na fisioterapia; temos a residência médica, a Farmácia-Escola, as clínicas de Psicologia e Fonoaudiologia em Irati. Então, são vários os projetos que a Unicentro está inserida junto a sociedade”, afirma Fábio.
Para o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, receber o certificado de reconhecimento público é motivo de satisfação.”A Unicentro é um dos pilares tanto do desenvolvimento econômico, como do desenvolvimento social, desenvolvimento das pessoas. A Unicentro é muito importante para toda nossa comunidade de Guarapuava, de Irati, de toda nossa região e ficamos muito satisfeitos e felizes de receber mais um reconhecimento do trabalho de toda a comunidade universitária”.
O reitor Fábio Hernandes acrescenta que o reconhecimento público também é um incentivo e uma responsabilidade para que a universidade siga com o compromisso de responder às demandas da comunidade. “Temos muitas ações e é isso que faz a universidade pública ser diferente, é a universidade pública estar na comunidade, além de formar excelentes profissionais, forma excelentes cidadãos que pensam no próximo, pensam na transformação da sociedade. Para nós, este reconhecimento público é uma satisfação, uma alegria muito grande, mas também uma responsabilidade – a responsabilidade de atuarmos ainda mais junto a sociedade”, finaliza.