Bolsas indígenas, de pesquisa e de extensão do Paraná serão corrigidas em 25%

O Governo do Estado vai corrigir em 25% todas as bolsas concedidas pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e pela Fundação Araucária para pesquisadores, professores, estudantes e profissionais recém-formados que atuam nas instituições de ensino superior paranaenses em programas de residência técnica, de pesquisa científica e tecnológica, de extensão, e também nos voltados aos indígenas.

O anúncio foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira (09) ,durante um evento no Palácio Iguaçu, que contou com a participação do reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, e também dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão e Cultura da instituição, respectivamente, professores Marcos Ventura e Lucélia de Souza. “Muitas dessas bolsas”, destaca o reitor da Unicentro, “estavam sem correção desde 2013. Essa correção já vale a partir do mês de abril e este anúncio foi feito pelo governador aos reitores e pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, e de Extensão e Cultura de todas as universidades públicas do estado do Paraná, além de lideranças e de estudantes indígenas”.

Os novos valores começam a vigorar em abril e representam um acréscimo de R$ 2,73 milhões, um investimento total de R$ 13,6 milhões apenas em 2022. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná – dotação constituída por lei para promoção e fomento da Ciência, Tecnologia e Inovação. O incremento vai contribuir para a formação de pessoas na área da ciência e tecnologia, com impacto no avanço da produção e difusão do conhecimento científico em todo o território estadual. “A universidade e a pesquisa são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade e de uma região. E são peças-chave na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz o governandor.

Os pró-reitores Marcos e Lucélia e o reitor Fábio estiveram na cerimônia em que foi anunciada a correção.

Com a nova tabela, os valores das bolsas passam de R$ 2.200 para R$ 2.750 (alunos de doutorado); de R$ 1.500 para R$ 1.875 (alunos de mestrado); e de R$ 400 para R$ 500 (alunos de iniciação científica). De acordo com a Seti, em fevereiro deste ano foram pagas 751 bolsas-auxílio para profissionais e estudantes de diferentes iniciativas institucionais, como os programas de Restec e Universidade Sem fronteiras (USF). É um momento muito especial, em que podemos proporcionar um dos maiores índices de correção do País nos valores das bolsas. Isso garante ao Paraná acabar com o que chamamos de ‘evasão de cérebros”, ressalta o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

O Paraná é o único Estado do País que dispõe de vestibular indígena como política pública estadual. O Programa Universidade para os Índios tem 265 alunos matriculados em cursos de graduação e de pós-graduação. São ofertadas bolsas-auxílio em duas modalidades: estudante indígena sem filhos e estudante indígena com filhos. Com o reajuste de 25%, os valores dessas bolsas passarão de R$ 900 para R$ 1.125 e de R$ 1.350 para R$ 1.687,50, respectivamente. As bolsas não eram corrigidas desde 2016. O estado também conta com mais de 800 residentes técnicos ativos, em diferentes programas. Nesse caso, as bolsas passam de R$ 1.900,00 para R$ 2.375,00.

A Fundação Araucária, no ano passado, concedeu um total de 4.380 bolsas, somando R$ 37,9 milhões. Desse montante, R$ 18,6 milhões, equivalente a 49,27%, foram destinados ao fomento da produção científica e tecnológica. Outros R$ 18,6 milhões foram direcionados para formação e qualificação de pesquisadores, contemplando bolsas de iniciação científica e desenvolvimento tecnológico, extensão universitária e inclusão social.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destaca que as bolsas são essenciais para assegurar o padrão de excelência da produção científica paranaense, com impacto no desenvolvimento econômico, social e sustentável. “Eu destaco a importância da correção das bolsas porque é um incentivo a mais aos estudantes para se engajarem em projetos de pesquisa, de extensão, a concorrerem em programas de residência técnica. Também podemos destacar que essa correção dá uma segurança financeira a muitos estudantes e residentes. Então, para a gente foi uma satisfação receber esse comunicado de que as bolsas pagas pelo governo do estado do Paraná receberão essa correção a partir de primeiro de abril”.