Últimos dias de inscrições para bolsas de mobilidade no Canadá
O Escritório de Relações Internacionais da Unicentro (ERI) está com inscrições abertas para candidatos a intercâmbio pelo Programa dos Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaderes in the Americas Program – Elap). O Elap funciona na Unicentro por meio de acordo com universidades canadenses. “Esse programa faz parte de uma ação do governo canadense para os futuros líderes das Américas. É um programa de intercâmbio, de formação, em que os estudantes têm a oportunidade de ficar entre quatro e seis meses em instituições canadenses realizando estudos ou estágio em programas específicos relacionados a seu curso, a sua área de atuação”, explica a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro, professora Cibele Krause Lemke.
Até a próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro, estudantes regularmente matriculados na Unicentro podem registrar sua inscrição mediante o preenchimento do formulário disponível no site https://evento.unicentro.br/site/mobinternacional/2022/1. A seleção prevê a indicação de estudantes de graduação ou pós-graduação da Unicentro interessados em concorrer a bolsas para realização de estadia de estudos ou estágio de pesquisa no exterior. Nesta edição do Elap, as bolsas disponíveis são ofertadas pela Université du Québec à Trois-Rivières, pela Lakehead University e pela University of Saskatchewan.
“Participar de um processo de intercâmbio como este, além de abrir portas, favorece a interculturalidade, favorece o ganho de novas experiências, favorece a autonomia do estudante. Além, claro, de oportunizar conhecer novas realidades. Conhecer sua área de estudos em outro país e em outra língua enriquece o currículo e enriquece a formação dos estudantes”, destaca a professora Cibele.
Os critérios para submeter candidaturas estão descritos nos editais 001, 002 e 003 de 2022 do Eri/Unicentro, disponíveis na página de inscrição. No caso de estudante de graduação, o candidato precisa ter concluído as disciplinas previstas para o primeiro ano ou para o 1º e 2º semestres letivos de seu curso, com bom desempenho acadêmico e não ter nenhuma reprovação. Para a Universidade do Quebec, é exigido domínio do idioma francês, enquanto para as universidades Lakehead e Saskatchewan pede-se a comprovação de proficiência em inglês. Para os candidatos de pós-graduação é exigida a apresentação de uma carta convite de professor vinculado à universidade canadense. Demais critérios variam de uma universidade para outra.
As bolsas de estudo e estágio nas instituições em questão variam de 8.200 a 11.100 dólares canadenses, a depender do período e da categoria da mobilidade acadêmica, e cobre despesas como as taxas de visto de entrada, licença de estudos ou permissão de trabalho, passagem de avião de ida e volta, taxas de seguro médico, subsídio mensal, transporte terrestre, materiais escolares, livros e equipamentos, exceto computadores.
Serão classificados para a indicação até cinco estudantes, entre graduação e pós-graduação, para a Universidade do Quebec, e um estudante de graduação e um de pós-graduação para cada uma das outras duas universidades. “Lembrando que são indicações. Então, nós indicamos os candidatos da universidade, esses dados são encaminhados e a universidade canadense é que faz a seleção dos estudantes. O fato do aluno ser aprovado no nosso edital é para que ele tenha a possibilidade de concorrer com outros candidatos na instituição que ele escolheu”, enfatiza a coordenadora de Relações Internacionais da Unicentro.
A classificação final tanto dos estudantes de graduação como de pós-graduação será divulgada na próxima quinta-feira, dia 17 de fevereiro. As demais etapas seguem em datas conforme o calendário de cada universidade canadense, descritas nos editais.