Campus Irati vai realizar teste de proficiência em línguas estrangeiras

O Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras do Campus Irati está com inscrições abertas. O teste tem como objetivo verificar a habilidade de leitura e interpretação de textos, em nível acadêmico, nas línguas espanhola ou inglesa. O professor Tadinei Jacumasso, coordenador do Exame de Proficiência, especifica que o principal público-alvo das provas são estudantes de pós-graduação, que precisam comprovar a suficiência em uma ou duas línguas estrangeiras como requisito para a conclusão de seu curso de mestrado ou doutorado.

O público são os nossos alunos da pós-graduação – do mestrado e doutorado – , aqueles que já são nossos alunos regulares, que estão matriculados. Além disso, também aqueles alunos que também ainda vão passar por um processo de seleção para entrar para a universidade, tanto no mestrado como no doutorado, podem fazer a prova de proficiência. Além disso, a prova não é só para os alunos da Unicentro, o exame é aberto para todas as universidades e público em geral que queira entrar em um programa de pós-graduação ou que já esteja matriculado”, observa Tadinei.

As inscrições para o Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras da Unicentro podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro, pelo site www.unicentro.br/proficiencia, a partir do preenchimento dos dados e do pagamento da taxa de inscrição. As vagas são limitadas, visto que a universidade precisa cumprir as medidas de segurança contra o coronavírus.“No que diz respeito às medidas de segurança contra a Covid, nós estamos adotando todos os protocolos necessários, como o distanciamento entre as carteiras, a obrigatoriedade do uso da máscara – esses protocolos que já são conhecidos e estão regulamentados nas normativas dos órgãos competentes”, atenta o professor Tadinei. Durante o teste de proficiência será exigido o uso de máscara o tempo todo e a higienização das mãos com álcool 70% na entrada dos locais de prova.

As provas serão realizadas no dia 10 de março, no Campus Irati, das 14h às 16h, devendo o inscrito chegar na sala com até meia hora de antecedência, portando documento de identificação original com foto, caneta azul ou preta e, caso desejar, um dicionário impresso para consultar durante a prova. “As provas são elaboradas com base em alguns textos e cada prova, seja de inglês ou espanhol, é composta de dez perguntas com cinco alternativas para cada uma delas. Sempre uma dessas alternativas é que é a correta.O aluno que tira sete ou mais está aprovado e a medida em que estiver aprovado, nós emitimos um certificado de aprovação”, descreve o coordenador do teste de proficiência sobre a composição das provas de inglês e espanhol.

O resultado do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras do Campus Irati será divulgado no dia 17 de março no site da Unicentro.