Campus Avançado de Prudentópolis funciona em nova sede

O Campus Avançado de Prudentópolis da Unicentro começa o ano de 2022 em nova sede. A unidade universitária – que antes funcionava no Centro Integrado de Educação Municipal, localizado no prolongamento da Avenida São João, no bairro Barro Preto – foi temporariamente transferida para um novo endereço: nas instalações do Colégio São José, onde funcionava o antigo seminário dos padres ucranianos. Agora no centro da cidade, o campus Prudentópolis, que atualmente oferta os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia, com aproximadamente 330 alunos matriculados, pode continuar contando com uma estrutura completa para atender as necessidades da comunidade universitária.

O prédio do Colégio São José disponibiliza um maior número de salas, com equipamentos multimídia, internet, ampla biblioteca, laboratório de informática, cantina universitária, administrativo e um maior espaço para orientações aos alunos”, conta o diretor do campus, professor Edson Macohon.

O Campus Avançado da Unicentro em Prudentópolis é operacionalizado, há 23 anos, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a universidade. A Prefeitura fornece a estrutura física, funcionários administrativos e transporte para professores. Segundo o prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler, a necessidade de mudança temporária do campus da Unicentro para a rua Cândido de Abreu, número 1636, se deu para que algumas melhorias possam ser feitas na sede original.

Mudança envolveu Prefeitura, Unicentro e Colégio São José

Prudentópolis tem um Centro de Educação e esse centro precisou de melhorias. Estamos trabalhando com uma reforma e, neste período, precisamos transferir a universidade para um prédio que consiga dar uma estrutura para eles enquanto estamos reformando a estrutura antiga. Esse novo prédio é alugado pela Prefeitura e colocado a disposição da Unicentro”, explica o prefeito. “Como as melhorias já vão ser feitas, e para a Unicentro vai ser melhor estar em um Centro de Educação, a ideia é terminar esse projeto o quanto antes – a empreiteira já está trabalhando lá – e em um período máximo de seis a oito meses já estarmos voltando com a Unicentro para lá, em uma estrutura nova, reformada, ampliada e, inclusive, com melhorias de tecnologias nas salas de informática, para dar um melhor atendimento a nossos universitários”, vislumbra.

A assinatura do contrato para nova sede do campus Prudentópolis aconteceu em dezembro e contou com a presença do diretor da unidade universitária, Edson Macohon; do prefeito Osnei Stadler; da chefe do setor de Licitação da Prefeitura, Lidiane Campagnaro; do pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Maurício Atamanczuk; do chefe do Departamento de Turismo da universidade, Ronaldo Maganhotto; e dos diretores do Colégio São José, padre Roberto Lucavei e Lucas Lupepsa.

De acordo com o diretor padre Roberto, o colégio também está disposto a colaborar com a Unicentro em relação aos protocolos de biossegurança contra o coronavírus, disponibilizando a higienização do espaço para que os acadêmicos possam se sentir seguros ao frequentar o campus. “A nossa atividade aqui no colégio acaba às 17h, e os alunos começam a chegar na universidade lá por 18h40. Então, olhamos essas questões e vimos que é possível. Temos o pessoal da limpeza que agiliza a higienização dos corredores e salas de aula. Então, a hora que os alunos chegarem já terão as salas limpas e preparadas para as aulas”, enfatiza.

Segundo o diretor do campus Prudentópolis da Unicentro, professor Edson Macohon, a ideia é aproveitar o período de mudanças para pensar na possibilidade de ampliação de oferta de cursos pela universidade no município. “Com essa estrutura maior, poderemos discutir a oferta de novos cursos de graduação e pós-graduação. Assim, claramente, a Unicentro se fortalecerá no município e na região”, finaliza.