Curso de Pedagogia Indígena conta com novas instalações

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, participou do ato simbólico que marcou o início das atividades do novo espaço de desenvolvimento do curso de Pedagogia Indígena, na Terra Indígena de Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras. “O curso de Pedagogia ofertado aos povos indígenas é um projeto da Unicentro e tem o apoio da Superintendência Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com o município de Nova Laranjeiras, por meio das lideranças indígenas”, explica o reitor.

Quando iniciou, em 2019, o curso era realizado na Casa Familiar Rural do município, mas precisou ser transferido para outro local depois que um incêndio atingiu as instalações “As aulas migraram, então, para dentro da terra indígena, que era nosso objetivo inicial, mas naquele momento não tinha a estrutura necessária. A parte pedagógica era realizada na Escola Estadual Indígena de Rio das Cobras, e os estudantes ficavam alojados em espaços da comunidade, como as salas do posto de saúde”, conta o coordenador do curso, professor Marcos Gehrke.

Curso de Pedagogia Indígena é uma iniciativa inédita

Após negociações entre as lideranças indígenas e a Prefeitura de Nova Laranjeiras, um antigo pavilhão abandonado foi reconstruído para que fosse utilizado como alojamento durante o período de aula. “Agora, nessa outra fase, conseguimos melhorar essa estrutura que já existia e organizamos duas salas de aula no espaço. No momento, fazemos todas as atividades nesse espaço, que é agora a Unidade Avançada da Unicentro na Terra Indígena de Rio das Cobras”, destaca o professor.

Para o reitor Fábio Hernandes, a participação no ato simbólico foi uma oportunidade de aproximação entre a Unicentro e a comunidade onde o curso é ofertado. “Foi um momento bastante importante em que tivemos esse contato mais próximo com os estudantes, visitamos as instalações, o alojamento de indígenas que se deslocam de outras terras e, também, o espaço onde ocorrem as atividades de ensino. Pudemos dialogar bastante sobre novas perspectivas para o povo indígena, sobre a educação superior e sobre a nossa universidade”, ressaltou.