Experiências da Unicentro com o Paraná Fala Inglês são apresentadas em três eventos nacionais e internacionais

Há sete anos, a Unicentro, a partir de uma parceria com a Seti, que é a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, oferece cursos de inglês gratuitos para a com unidade acadêmica, com o intuito de incentivar o processo de internacionalização da universidade. As experiências acumuladas com o Programa Paraná Fala Inglês, o PFI, nesse período, forneceram dados que são estudados pelas docentes que atuam diretamente na coordenação e na oferta dos cursos.

Por ter já, então, ofertado um número bastante expressivo de cursos e ter tido, também, um número significativo de participantes ao longo de sua história, o programa tem construído importantes dados, ele é uma rica fonte de conhecimento do contexto linguístico institucional. Nós temos, então, esse material como subsídio para a produção acadêmica, artigos, resumos e levamos as nossas reflexões também a eventos tanto internos quanto externos”, complementa a coordenadora institucional do PFI na Unicentro, professora Neide Garcia.

Estudos que estão sendo disseminados regularmente na forma de apresentações e de artigos científicos. Só nesse mês de novembro, foram três as participações em eventos – no III Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, o Siies, organizado pela Abruem, que é a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, pela UVPR, que é a Universidade Virtual do Paraná, e pela Seti; no IV Foro Virtual Internacional de Investigación en Enseñanza del Inglés, promovido pela Universidad Veracruzana, do México; e no XIV Encontro Anual de Extensão Universitária, da Unicentro.

Nesses eventos”, explica Neide, “há um espaço justamente para a construção de conhecimento e esse conhecimento se dá mesmo antes da participação no evento, quando nós temos que elaborar o material que estamos promovendo, um processo de autorreflexão. Os eventos também nos dão a oportunidade de conhecer sobre temas que estejam direta ou indiretamente ligados ao programa, temas referentes, por exemplo, à educação, à políticas linguística, ao uso de novas tecnologias, às implicações da pandemia, do futuro das nossas universidades”.

O PFI foi representado nos eventos ciotados pela professora Neide e, também, pela orientadora pedagógica do programa na Unicentro, a docente Luciane Baretta.