1º Encontro Anual de Ensino promove troca de experiências entre acadêmicos de licenciatura
Como parte da programação da Semana de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe 2021), a Pró-Reitoria de Ensino da Unicentro realizou, na última semana, o 1º Encontro Anual de Ensino (Eaen). O objetivo é fortalecer as licenciaturas e integrar os participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica da universidade, por meio de relatos de experiências e debates.
“Nós pensamos em aliar as práticas de ensino para os alunos que compõem esses programas trazendo como forma de publicização científica das atividades realizadas. Então, o Encontro Anual de Ensino prevê uma discussão e também várias reflexões sobre as diversas práticas executadas, inclusive durante o período de pandemia, e consoante a isso, permitindo que os nossos alunos possam divulgar por meio científico as experiências realizadas durante a execução desses programas”, explica a diretora de Programas e Projetos da Unicentro e coordenadora do evento, Juliane Sachser Angnes.
Coordenador do Pibid na Unicentro, o professor Aurélio Bona Júnior enalteceu a importância do evento para a troca de experiências, aprendizados e projetos entre os 20 cursos de licenciatura que integram os programas, cada um com sua especificidade. “O evento é uma forma de dar visibilidade, mas principalmente uma forma de promover um encontro de trocas e de aprimoramento. Então, é extremamente importante esse encontro anual e esperamos que ele vire mesmo a tradição e que tenha sempre muito impacto na formação desses nossos alunos. Ele é fantástico porque traz também professores da escola, diretores, representantes do Núcleo Regional de Educação, promove o encontro e a troca de pessoas que, na rotina do dia a dia da universidade e das escolas, acabam não acontecendo. Então, esses eventos qualificam muito o trabalho e dinamizam muito também a formação”, disse.
A coordenadora da Residência Pedagógica da Unicentro, Wanda Terezinha Pacheco dos Santos, destaca a relevância da vivência prática possibilitada pelos programas e a transmissão dos conhecimentos obtidos através do 1º Eaen. “Esse trabalho desenvolvido pela Residência Pedagógica é extremamente importante porque consolida momentos relevantes na formação dos nossos licenciandos, que é a relação teoria-prática. Os residentes têm a oportunidade de vivenciar na prática e por um tempo muito maior do que o estágio supervisionado a realidade da escola. Esse evento, com certeza, irá propiciar que tanto o Pibid, quanto a Residência Pedagógica, possam compartilhar suas experiências na área do ensino, um momento importante de aprendizagem para todos”.
Abrindo o encontro, foi realizada uma mesa-redonda com o tema “Pibid e Residência Pedagógica no fortalecimento das licenciaturas: A luta pelo reconhecimento da Formação de Professores”. Em ambiente virtual, a conferência reuniu mais de 200 espectadores e contou com a participação de membros da Pró-Reitoria de Ensino, do Pibid, da Residência Pedagógica e do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, além da palestra principal, ministrada pela docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Sonia Castellar. “Foi uma mesa que teve um aprofundamento teórico e prático, ou seja, aliando a teoria com a prática de uma forma incrível em que realmente as pessoas puderam colocar, os discentes e os docentes, de uma forma como esses programas são relevantes para a comunidade e, principalmente nas falas de nossos discentes, como os programas fazem parte e se consolidam em uma formação qualitativa que a Unicentro permite nos diversos cursos de licenciatura”, afirmou Juliane Angnes.
Seguindo a programação, 51 acadêmicos de diversas áreas do conhecimento apresentaram seus relatos de experiência nos programas de Residência Pedagógica e de Iniciação à Docência. Relatos emocionados e motivadores que mostram o valor desses projetos na formação de novos docentes. “Nós temos relatos de muitos estudantes que participar desses programas fez com que eles deixassem de desistir ou encontrasse um novo ânimo para ser professores e se encontrassem também na profissão de uma forma mais forte”, lembrou Aurélio Bona.
Acadêmica do segundo ano do curso de Letras/Português, Eduarda Farias dos Santos, relatou como foi o seu primeiro contato com os alunos através do sistema remoto, quais foram as dificuldades enfrentadas e os aprendizados em plena pandemia. “Eu contei quais foram os problemas que eu enfrentei com as câmeras e microfones desligados, até eu me entrosar bem com os alunos, como foram as minhas intervenções na sala de aula; também falei da importância do Pibid, como essa é a primeira experiência no ensino e como é importante os alunos de licenciatura participar do Pibid, porque é aí que a gente aprende na prática como é ser professor. Isso foi muito bom de apresentar, tanto para outras pessoas saberem como é ser um ‘pibidiano’, tanto para os outros alunos ter conhecimento de como é ser professor, além de incentivar esses alunos a participar do Pibid também”.
Ivan Kuelkamp Silveira contou sobre as vivências, suas e de seus colegas do curso de Matemática, em sala de aula com turmas de 8º e 9º anos e ficou surpreso com a similaridade das dificuldades enfrentadas e aprendizados em sala de aula mesmo em disciplinas diferentes. Para ele, o grande diferencial do evento foi gerar oportunidades, tanto para quem já faz parte dos programas de iniciação à docência quanto para incentivar quem ainda não conhecia. “Eu achei muito bacana esse Eaen, porque abre portas para os acadêmicos falarem das experiências deles. Permite a gente estar expondo para a comunidade acadêmica o que realmente é esse Pibid, o que é essa Residência Pedagógica. Então, acredito que os nossos calouros do primeiro ano, que as vezes ouviam do Pibid, mas não sabem como é, isso pode incentivar eles, despertar um desejo neles de também fazer esse projeto. É um evento muito importante, que abre bastante portas, tanto para nós que já estamos inseridos nesses projetos e a gente está podendo contar a nossa experiência e para quem pretende possivelmente entrar nesses projetos”.