Rodas de conversa sobre os projetos de extensão também integram a programação da Siepe 2021

Rodas de conversa sobre os projetos de extensão também integram a programação da Siepe 2021

Disseminar resultados e gerar discussões sobre as ações extensionistas desenvolvidas por membros da comunidade universitária dentro e fora da Unicentro. Esses foram os objetivos do XIV Encontro Anual de Extensão, o Eaex. Neste ano de 2021, o  encontro que está inserido na programação da VII Siepe, que é a Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro. No total, foram apresentados 135 ações extensionistas.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza, destaca o caráter multidisciplinar do evento que, neste ano, visa promover e fortalecer a relação universidade-comunidade através de apresentações no formato roda de conversa. “O Eaex é uma oportunidade de disseminação e discussões acerca das ações extensionistas realizadas na instituição conforme as diretrizes da extensão universitária. A expectativa é gerar novas parcerias, enriquecer as discussões e difundir ideias para novos projetos e programas de extensão”, explica.

A palestra de abertura, intitulada “Por que fazer extensão?”, foi ministrada pelo professor Humberto Tommasino Ferraro, que foi pró-reitor de Extensão da Universidade de la República, no Uruguai. O convidado abordou a formação integral dos estudantes a partir do repensar das práticas pedagógicas. Além disso, o especialista em extensão universitária destacou a importância das instituições públicas para uma sociedade que necessita de uma universidade ativa.   

Uma razão fundamental é a questão de buscar a integralidade da formação dos estudantes – aí temos um centro fundamental de trabalho, de preocupação, que é como formar integralmente estudantes universitários a nível das universidades públicas, que se formam para zerar processos de transformação social, para a melhora da vida da nossa população”, complementa Humberto.    

Contando com apresentações nos períodos da manhã, tarde e noite, o Eaex, que ocorreu de maneira remota, possibilitou discussões multidisciplinares, um dos focos do encontro. A diretora de Extensão da Unicentro, professora Vania Gryczak, ressalta a importância dos projetos extensionistas desenvolvidos na universidade, na medida em impactam tanto a comunidade interna, quanto a externa. “A universidade não tem apenas como função a formação profissional dos discentes por meio do ensino, mas principalmente a geração de novos conhecimentos por meio da pesquisa e a disseminação e aplicação destes para usufruto da sociedade por meio da extensão. A extensão é uma via de mão dupla, em que a universidade leva conhecimentos e assistência a comunidade, e também aprende com o saber dessas comunidades”. 

O professor Jackson Kawakami, do Departamento de Agronomia, destaca a importância do encontro anual. Ele coordena o projeto de extensão “Paraná mais Orgânico”, que objetiva auxiliar produtores da agricultura familiar a obter a certificação. O projeto, que existe há mais de 10 anos, também busca colaborar com os produtores no manejo da produção orgânica. Para o docente, o encontro também é uma forma de ter um contato direto com outros projetos extensionistas, ampliando discussões e parcerias dentro da instituição. “Bem importante nós dialogarmos com os outros projetos de extensão, porque é nesses ambientes que se cria sinergia. Então, muitas vezes é nesses ambientes de troca de informações que nós conhecemos outros projetos e observamos que existem vários outros projetos que dialogam entre si. Ou seja, alguns projetos que nós podemos trabalhar em conjunto”, avalia.

Para a aluna Gabriela Fernandes, do quinto ano de Agronomia e uma das participantes das ações do projeto Paraná Mais Orgânico, a participação em programas de extensão, além do auxílio à população, serve também como uma forma de abrir o leque para novos conhecimentos. “A Agronomia é um campo de trabalho muito amplo mesmo, e existem coisas que a gente não vê durante a graduação. Então, eu acredito que participar de um projeto de extensão é uma forma de aprender esses conhecimentos e complementar alguns outros que já foram adquiridos”, finaliza.

Deixe um comentário