Último dia de inscrição para a seleção do mestrado e do doutorado em Desenvolvimento Comunitário

Estão abertas, só até hoje, as inscrições para a seleção de estudantes regulares para o PPGDC, que é Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro. Para as turmas 2022, são 34 vagas para o mestrado e 28 o para doutorado. O PPGDC tem o objetivo de formar profissionais voltados à produção, difusão e transferência do conhecimento em torno das, nas, sobre e para as comunidades.

O coordenador do Programa, professor Jó Klanovicz, salienta algumas vantagens em cursar mestrado e doutorado em Desenvolvimento Comunitário pela Unicentro. “Nós somos o único programa no Brasil na área de desenvolvimento comunitário. Temos formado profissionais que têm atuado tanto no ensino superior, em institutos de pesquisa, quanto no poder público e também em empresas privadas, não só na região centro-oeste e centro-sul do Paraná, mas no Brasil inteiro”.

As inscrições para o PPGDC podem ser feitas exclusivamente pelo site de eventos da Unicentro. Para a inscrição, os candidatos precisam enviar o Currículo Lattes, o link do cadastro no Orcid e o projeto de pesquisa. No ato da inscrição, os candidatos podem optar, se for o caso, em concorrer pelo sistema de cotas – uma novidade nos processos seletivos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário. “O Programa tem começado a adotar uma política de cotas. Essa é uma demanda nacional da Capes, que os programas de pós-graduação comecem a pensar políticas internas de cotas. Neste sentido, nós somos um dos programas que está adotando cotas para ingresso no âmbito da Unicentro. Nós estamos oferecendo vagas para cotas raciais e indígenas”, informa o professor Jó.

Os interessados em ingressar no Programa poderão indicar até três possíveis orientadores entre os 20 docentes do Programa, que seguem uma das duas linhas de pesquisa do PPGDC – “Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário” ou “Processos do desenvolvimento humano nos contextos comunitários”. “O grande diferencial do Programa é a abordagem interdisciplinar dos temas que estão distribuídos nas duas linhas de pesquisa. É um programa que é solidamente constituído por docentes dos campos das Ciências da Saúde, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. É um corpo docente variado, competente, com experiências nacionais e internacionais, e com essa perspectiva de relacionar e redimensionar o conhecimento tendo por base as abordagens interdisciplinares”, complementa o coordenador do PPGDC.

Os candidatos devem ficar atentos ao cronograma das etapas de seleção do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Unicentro. Para os interessados nas vagas de mestrado, no dia 18 de novembro haverá uma avaliação escrita, a ser realizada de maneira remota, em formato de um ensaio bibliográfico. Entre 6 e 10 de dezembro, serão feitas as entrevistas sobre os projetos de pesquisa propostos para mestrado e doutorado, também em ambiente virtual. O resultado final sai no dia 14 de dezembro e as aulas têm início no dia sete de março de 2022.