Unicentro participa, nesse domingo, do Movimente-se contra o Câncer
A Unicentro vem desenvolvendo e participando de diversas atividades em alusão ao Outubro Rosa, o mês dedicado à saúde da mulher. Por isso, a universidade não poderia ficar de fora do 1° Movimente-se Contra o Câncer. O evento, promovido pelo Cancer Center do Hospital São Vicente em parceria com diversas instituições de ensino superior de Guarapuava, tem como intuito reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce contra o câncer. Alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da Unicentro estarão presentes, desenvolvendo atividades e orientações referentes à saúde.
A professora do Departamento de Farmácia, Tuane Sampaio, destaca que, além das orientações sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, os participantes também receberão orientações sobre outros tipos de câncer e a importância do diagnóstico precoce. “O campus Cedeteg, aqui da Unicentro, estará atuando em parceria com atividades dos cursos da área da saúde. Esse evento tem como objetivo levar maior informação a respeito de diversos tipos de câncer, não somente do câncer de mama”, diz.
O curso de Farmácia, por exemplo, contará com a participação dos alunos do primeiro ano, levando informações a respeito do câncer de pele. Além disso, o curso estará promovendo uma campanha de arrecadação de lenços em prol de mulheres acometidas pelo câncer. “Orientações em relação a utilização do filtro solar, os principais fatores de risco, como detectar e suspeitar de alguma mancha, alguma alteração na região da pele. Além disso, estaremos mantendo uma campanha que já está em curso na universidade, que é a arrecadação de lenços em prol das mulheres que são acometidas pelo câncer de mama e acabam precisando se submeter a tratamento quimioterápico”, complementa Tuane.
Já o curso de Fisioterapia apresentará aos participantes a importância da atividade física na prevenção do câncer, além da realização de testes físicos e de capacidade de exercício. “Vamos orientar também sobre a adoção de hábitos saudáveis para diminuir as taxas de incidência do câncer, independente do tipo de câncer. Vamos também realizar atividades de avaliação física, avaliando a capacidade de exercício”, conta a professora Josiane Lopes.
Ela ainda destaca a relevância da participação de alunos e professores na ação, já que essa é também uma oportunidade para que os futuros profissionais da saúde possam ter o contato direto com a sociedade. “Nós pensamos que essa educação para a saúde é imprescindível, e o nosso aluno precisa desenvolver quanto antes essa noção de comprometimento e responsabilidade para com a sociedade. Então, atividades como essa em que nós temos a oportunidade de levar nossos alunos, é imprescindível para a formação profissional deles”.
Opinião compartilhada pela presidente da Liga Acadêmica de Oncologia da Unicentro, Sâmela Della Torre. A acadêmica do terceiro ano do curso de Medicina ressalta a importância de oportunizar que os alunos da área da saúde promovam o acolhimento e, também, oriente à comunidade. “Os hábitos de vida da população de Guarapuava, como o tabagismo e o consumo do álcool, colaboram para o surgimento de vários cânceres e, por isso, a gente estar lá no dia passando essas informações de prevenção para os moradores da cidade, a gente consegue fazer o que está no nosso alcance no momento ,como acadêmicos, e desse jeito promover um ato de cuidado com os nossos futuros pacientes para que eles tenham uma vida mais saudável”, avalia.
O 1° Movimente-se Contra o Câncer vai ser realizado nesse domingo, em frente ao Cancer Center, no bairro Cidade dos Lagos. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.