Conhecer egressos tem ajudado estudantes de Matemática a permanecerem na universidade

Incentivar a permanência e a dedicação dos estudantes de Licenciatura em Matemática do Campus Irati ao longo do curso. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Ciclo de Lives e Bate-papo com ex-alunos do curso de Matemática: Experiências durante e após a licenciatura”. Coordenada pela professora Karolina Barone Ribeiro da Silva Hrentchechen, a iniciativa vem sendo realizada desde o início deste semestre na Unicentro, promovendo conversas entre egressos e alunos do curso, como explica a docente responsável.

“O projeto surgiu, primeiro, com o objetivo geral de contribuir para a diminuição da evasão e, depois, também para trazer para os alunos a informação de onde estão os egressos, o que estão fazendo – se estão dando aulas na educação básica, como funcionam essas aulas; os que estão fazendo pós-graduação onde estão fazendo e que temas estão pesquisando. Também é para trazer, principalmente para os calouros, informações sobre a trajetória no decorrer da graduação e mostrar que, nem sempre, essa trajetória foi fácil, porém foi recompensadora”, conta a docente.

As lives são abertas para todas as turmas do curso de Licenciatura em Matemática da Unicentro e são realizadas uma vez por mês. Através de relatos de experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão, dicas de estudo e informações sobre o mercado de trabalho e pós-graduação, os egressos convidados para os bate-papos têm motivado os estudantes de Matemática da Unicentro.

Todos esses pontos foram destacados pelo convidado João Carlos Lemos Júnior, licenciado em Matemática pela Unicentro em 2018, com experiência como professor e que, atualmente, é pós-graduando. “Foi literalmente uma conversa, onde eu trouxe minhas experiências durante a graduação, como eu me envolvi com a comunidade acadêmica de modo geral com a participação de eventos, de monitoria, de programas de extensão, para que a formação não fique limitada somente às quatro paredes da sala de aula propriamente dita. Foi destacado todos esses pontos e como eles contribuem para a formação do professor de Matemática e como impacta na carreira, como isso pesa no currículo futuramente. Também conversei um pouco sobre as minhas estratégias de estudo durante a graduação – o que eu fazia para buscar um rendimento maior nas avaliações, como organizava meus materiais de estudo para que ficasse não somente para aquele momento, mas que fosse útil para a pós-graduação também”, relata.

A estudante do primeiro ano de Licenciatura em Matemática Maria Eduarda Camilo Bortolotti participou de dois dos bate-papos com egressos do curso. A aluna, que recém concluiu o Ensino Médio e logo ingressou na Unicentro, comenta que as lives a ajudaram a deixar algumas inseguranças para trás ao perceber a existência de um mercado de trabalho com diversas possibilidades para o profissional formado em Licenciatura em Matemática. “O evento possibilitou que nós víssemos pessoas já formadas, que passaram pelas mesmas dúvidas, pelas mesmas dificuldades que nós passamos e ainda vamos passar. De certa forma, foi um incentivo e uma motivação a mais ver esses ex-alunos hoje lecionando ou trabalhando na área da pesquisa, fazendo especializações, e perceber todos os caminhos que nós, quando formados em Matemática, vamos poder seguir”.