Unicentro é uma das entidades participantes da Conferência Guarapuava 2035

Unicentro é uma das entidades participantes da Conferência Guarapuava 2035

É com o intuito de pensar, planejar e construir o futuro de Guarapuava através de potenciais inovadores que teve início a “Conferência Guarapuava 2035”. O evento, promovido pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, conta com a participação de mais de 30 entidades de diversos segmentos que tem como objetivo comum a busca pela elevação do perfil tecnológico e inovador de Guarapuava. A Unicentro estará presente nos 50 dias de evento, promovendo palestras, atividades e discussões que gerem novas ideias e projetos que fomentem políticas públicas para a inovação. “A Unicentro está em toda a construção da conferência. A gente pretende, neste momento, fazer com que a sociedade se mobilize, pense, planeje”, conta a vice-presidente do Fórum CT&I e  diretora de Propriedade Intelectual na Agência de Inovação Tecnológica da universidade, Cláudia Crisostimo. 

Cláudia destaca que, nesse ano, a conferência seguirá um novo modelo de organização, dando a oportunidade para que diversos segmentos da sociedade possam participar, enviando ideias e projetos, tudo isso através do aplicativo “CG 2035”, que busca apresentar informações, conferências e toda a programação dos 50 dias de evento. “Nós esperamos a participação por volta de 50 mil pessoas, porque pelo aplicativo as pessoas poderão interagir, apresentar suas propostas e participar dos eventos. E de que forma isso vai ocorrer? Ao participar dos eventos, os coordenadores vão receber propostas, vão ouvir as pessoas que estão inscritas naqueles eventos, e nós teremos que encaminhar para o Fórum as propostas que foram recebidas em cada evento”. 

Ana Cláudia Klosouski, coordenadora do programa Emprime, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, uma das parceiras do Fórum na organização do evento, ressalta a importância de discussões acerca do futuro e desenvolvimento de Guarapuava, destacando os diversos atores sociais que vêm contribuindo para a realização de ideias e projetos. “É envolver toda a sociedade nessa discussão em torno de uma visão de futuro que já foi idealizada pelo Fórum. E a visão de futuro do Fórum veio a compor a conferência, no desenvolvimento dos temas, no desenvolvimento dos assuntos que serão abordados, das discussões. Então, é todo um conjunto, muitas pessoas, muitas mãos decidindo e fazendo nós pensarmos o que nós queremos de Guarapuava”, diz. 

A visão de futuro e desenvolvimento também foi enfatizada pelo reitor da Unicentro, professor Fabio Hernandes, que salientou os inúmeros projetos e a perspectiva inovadora presente em diversos âmbitos da universidade. “Um evento desse tipo, tem que ser coordenado por pessoas que tem o gabarito da inovação, que tem gabarito do empreendedorismo e as universidades possuem essa expertise. A Unicentro, por exemplo, está entre as 18 universidades mais inovadoras do nosso país, então nada mais justo do que estarmos juntos com a comunidade na organização de um evento que pensa uma sociedade do futuro”, finaliza.

Deixe um comentário