Paraná Faz Ciência destaca trabalho dos museus e centros de ciências

Paraná Faz Ciência destaca trabalho dos museus e centros de ciências

De quatro a oito de outubro é realizada, no Brasil, a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. No estado, por iniciativa da Seti, que é a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o período é lembrado com a realização do Paraná Faz Ciência, que tem em sua programação uma conjunto de painéis online, ao longo de toda a semana. Um deles, intitulado “Oportunidades e desafios dos museus e centros de ciências”, contou com a participação, entre os convidados, do professor Rodrigo Oliveira Bastos, diretor do Museu de Ciências Naturais da Unicentro. “O painel”, avalia o docente do Departamento de Física, “foi muito interessante, foi um lugar de troca de experiências entre diferentes museus e centros de ciência. Cada um mostrou um pouco do seu espaço e um pouco da sua experiência”.

Ao longo do debate, os diretores dos museus e centros de ciências paranaenses apresentaram as formas de trabalho adotadas ao longo da pandemia, como as visitas virtuais. “Esse tempo de pandemia foi muito duro com todos os museus. Um tempo em que todos tiveram que se reinventar, migrar para plataformas online, buscar interagir com público de outras formas e, ao mesmo tempo, foi um período de muito aprendizado para todos e de vislumbre de outras oportunidades que antes não eram tão consideradas”, afirma Rodrigo.

Outro ponto abordado no painel foi as estratégias que cada museu está adotando de modo a possibilitar o retorno das visitas presenciais. E, segundo Rodrigo, as portas dos centros de ciências, em pouco tempo, estarão abertas à comunidade novamente. “Isso já está em vias de acontecer na maior parte dos museus”.

A programação do Paraná Faz Ciência conta com atividades até a próxima sexta-feira, dia oito de outubro. A programação completa pode ser acessada em www.uvpr.pr.gov.br/paranafazciencia.

Deixe um comentário