Pesquisa da Unicentro é publicada em periódico de alto impacto da área de físico-química orgânica

A produção de artigos científicos é uma prática constante e incentivada entre os docentes da Unicentro. Materiais que são resultados de atividades de ensino, pesquisa e extensão saem das salas de aula e laboratórios com intuito de divulgar os resultados e, assim, contribuir com a pesquisa científica mundial. Um desses casos é a recente publicação do artigo “Síntese de surfactantes bolaformes a partir de polietileno tereftalato reciclado” de autoria do professor Carlos Policiano Almeida, do Departamento de Química, e da doutoranda Tânia Palhano, publicado pela revista científica Journal of Cleaner Production.

A discente conta que a ideia da pesquisa surgiu ainda na graduação, durante sua participação no programa de Iniciação Científica e, posteriormente, se tornou dissertação do mestrado. “A ideia desse trabalho surgiu quando eu ainda era aluna de iniciação científica no laboratório Lapeci, coordenado pelo professor Carlos Policiano. A ideia era inovadora e muito desafiadora. Então, eu acabei levando para o meu projeto de mestrado e foi durante o mestrado que começou a se concretizar. Esse trabalho exigiu várias colaborações, porque ele é um trabalho multidisciplinar e complexo”.

Tânia, que atualmente é doutoranda pela Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, explica que a pesquisa buscou descrever a produção de dois novos surfactantes, que são moléculas com características específicas capazes de interagir de formas distintas com a água, a partir de garrafas pets, e revela que a pesquisa trouxe resultados animadores. “O nosso estudo revelou que é possível utilizar a garrafa pet como matéria prima para a produção de novos materiais. Um dos surfactantes que nós sintetizamos, ele se mostrou muito interessante, ele apresentou uma característica de adaptação ao meio. Então, ele interage com a água de uma maneira, e se você  fornece um pouco de vibração, energia,  ele vai interagir de outra forma. Isso oferece a esse material uma gama de aplicações, porque ele pode ser facilmente modificado dependendo do meio em que ele está”, explica.

Para o professor Carlos Policiano Almeida, um dos orientadores de Tânia, o estudo apresentou também um caráter social, já que um dos resultados apresentados pela pesquisa é a possibilidade de utilização da garrafa pet como fonte de matéria prima para a produção de novos surfactantes. “O objetivo dessa pesquisa”, detalha, “foi no sentido de reaproveitar um material que se acumula no nosso meio ambiente, que é a garrafa pet. Com isso, a gente promove a sua transformação em um produto novo. Então, a obtenção desse produto novo parte de um rejeito que nós vemos acumulando e que é prejudicial ao meio ambiente, que são descartadas aí em qualquer lugar”.

Tania desenvolveu a pesquisa durante o mestrado

O professor destaca ainda a importância dessa publicação, na medida em que confere foco internacional às pesquisas em físico-química orgânica produzidas aqui, na Unicentro. “O artigo foi publicado na Journal of Cleaner Production. Essa é uma revista internacional com o fator de impacto 9.2. Isso significa que nós podemos ter esse artigo de grande visibilidade internacional. Quanto maior o fator de impacto, significa que mais pessoas visitam os artigos dessa revista como referências para as suas pesquisas”. Além disso, o pesquisador enfatiza a importância, para a universidade, da publicação.“Ter um artigo publicado na Journal of Cleaner Production é muito importante no sentido de você oferecer uma pesquisa e essa pesquisa ser considerada de alto nível. Então, isso dá uma certa credibilidade à publicação. Isso significa que a universidade tem condições de desenvolver uma pesquisa de alto nível, que na Unicentro é possível desenvolver pesquisas de alto nível. E quanto maior a citação de artigo, significa que sua pesquisa está sendo valorizada e está sendo útil para outros pesquisadores”, finaliza.