Audiovisual produzido na Unicentro é premiado no V Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática
O projeto Matemática Coletiva, desenvolvido por estudantes e professores do Campus Irati da Unicentro, foi premiado em um concurso de grande relevância para a área. A equipe da universidade foi vencedora na modalidade Ensino Superior do V Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Esse festival é uma iniciativa do projeto Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância, da Unesp, a Universidade Estadual Paulista, e conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Uma das acadêmicas que participam do projeto é a Maria Luísa Visinoni Kotrybala. Ela conta qual é o sentimento de ter o trabalho do grupo reconhecido no festival. “A gente está muito feliz. Pretendemos continuar fazendo esses vídeos. Essa premiação foi até uma motivação a mais para continuarmos no projeto Matemática Coletiva, produzindo vídeos matemáticos. É muito gratificante perceber que nosso trabalho foi reconhecido – o trabalho que você dedicou tempo e esforço foi reconhecido por um festival de renome, como o Festival de Vídeos Matemáticos”.
O projeto Matemática Coletiva, é coordenado pelos professores Joyce Jaqueline Caetano e Silton José Dziadzio, do Departamento de Matemática do Campus Irati. Junto de seis acadêmicos do curso, eles promovem diversas ações envolvendo a educação matemática, como a produção de materiais didáticos diferenciados. “O projeto Matemática Coletiva tem por objetivo a formação de futuros professores de Matemática. Nós desenvolvemos material didático pedagógico voltado para a Educação Básica, bem como o desenvolvimento e estudo de metodologias de ensino da Matemática. A ideia é despertar o interesse dos alunos para os conteúdos matemáticos, sendo apresentados de uma forma muito mais lúdica”, contextualiza a professora Joyce.
A equipe do projeto havia inscrito quatro vídeos no Festival de Vídeos Digitais em Educação Matemática, dois deles foram finalistas e um foi premiado. O vídeo vencedor teve o intuito de celebrar o Dia Nacional da Matemática, comemorado em seis de maio. Para isso, os estudantes se inspiraram no Problema das 90 Maçãs, presente no livro “Matemática Divertida e Curiosa”, de Malba Tahan, e adaptaram o conteúdo para o audiovisual. A escolha, segundo Maria Luísa, se deu devido a abrangência de turmas com as quais ele poderia ser trabalhado. “A gente pesquisou bastante e acabou chegando no Problema das 90 Maçãs, que é um problema de fácil entendimento, pois estávamos buscando um problema que uma criança do sexto ano até o terceiro ano do Ensino Médio conseguisse compreender os mecanismos matemáticos envolvidos”.
O vídeo do Problema das 90 Maçãs, assim como outros materiais produzidos pelo projeto Matemática Coletiva, foi utilizado por acadêmicos de Licenciatura em Matemática que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Pibid, e também para os que desenvolvem atividades na Residência Pedagógica e nos estágios curriculares. Além disso, os vídeos do projeto são disponibilizados também a professores da Educação Básica. O vídeo premiado pode ser assistido no canal do YouTube do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática, da Unesp.