Unicentro vai atuar no Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná
A Unicentro é uma das instituições parceiras do Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná. A iniciativa é desenvolvida pela Invest Paraná, a agência do governo estadual de apoio a empresas locais e novos investimentos e figura como uma das medidas para a retomada econômica do estado pós-pandemia. “É um programa de governo onde a ideia principal é aproveitar as potencialidades de cada região, para promover as potencialidades de produtos, de serviços de cada região, para que possa também agregar valor, recursos financeiros, gerar empregos e inovações para essas áreas e, posteriormente, também gerar desenvolvimento para o Paraná, aproveitando as potencialidades de turismo, de produção e de lavoura de cada região”, explica o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, sobre os objetivos do programa.
O rograma de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná conta com a participação de 25 diferentes órgãos e entidades, e a Unicentro, destaca o vice-reitor, é uma das participantes diretamente envolvidas nas atividades, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro.Através da sua Fundação, a Fundação de Apoio a Unicentro, a FAU, nós da Unicentro faremos o apoio gerencial, logístico, financeiro e estrutural desse projeto”, detalha Ademir.
O diretor presidente da FAU, professor Fernando Franco Netto, também participou da cerimônia de lançamento do Programa de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná e detalha como se dá a participação da Fundação no programa. “É uma participação em que foi feito um processo junto à Invest Paraná, de licitação, e a partir dos nossos critérios, fomos selecionados. É um contrato de prestação de serviços por um período de 12 meses, sendo oito meses de trabalho de campo intenso e quatro meses de avaliação dos resultados desse projeto, que é um projeto não só de serviços, mas de pesquisa e de desenvolvimento”.
As atividades do programa iniciaram há, aproximadamente, dois meses pelo litoral paranaense, abrangendo as cidades de Guaraqueçaba, Morretes e Antonina e trabalhando conceitos de turismo de natureza e de base comunitária, além dos produtos regionais. De acordo com o professor Fernando, o trabalho é divido em três grandes ações. A primeira delas é a elaboração de uma análise econômica da cadeia de valor. “Um segundo grande foco é o desenvolvimento de uma ferramenta de análise, apoiado em geoprocessamento para a gestão dessa cadeia de valor – aí envolve toda questão local, a questão mapeada, de produção, distribuição e consumo, e a questão infraestrutura. E o terceiro grande objetivo é a elaboração de análise estrutural da cadeia de valor”, lista Fernando.
O professor Ademir destaca a importância da interação entre a universidade, a FAU, e o governo do estado, além da iniciativa privada, para amplo desenvolvimento do programa. “A Unicentro, por ser uma universidade pública, patrimônio do estado do Paraná. É importante que estejamos sempre presentes em todos os projetos que têm essa característica de auxiliar pessoas, empresas, a comunidade. Tenho certeza que esse é mais um passo que a Unicentro dá para ajudar no desenvolvimento do estado do Paraná”.