Professor da Unicentro passa a integrar Comitê Assessor de Agronomia do CNPq

O professor do Departamento de Agronomia da Unicentro, Renato Vasconcelos Botelho, é o novo integrante do Comitê Assessor de Agronomia do CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O CNPq tem como atribuição promover a pesquisa científica e tecnológica, buscando pela inovação e pela formação de recursos humano a partir do fomento a pesquisa brasileira de qualidade. Já o comitê assessor, segundo o professor Renato, tem como objetivo colocar em prática atribuições, analisando, avaliando e acompanhando todos os projetos de pesquisa que envolvam a área.

O Comitê Assessor de Agronomia do CNPq é composto por 12 professores, do Brasil inteiro, dentro da área de Agronomia. Eles são responsáveis, sempre com mandato de três anos, para avaliar todos os projetos de pesquisa, autorização de bolsas, assinatura de projetos e de extensão fornecidos pelos recursos do CNPq, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia”, explica. Renato conta ainda que, para ser aprovado pelo comitê, um projeto passa por algumas etapas. “Inicialmente, são avaliados pelos consultores. Posteriormente, passam pelo comitê que define, toma as definições. Por último, vai para o Conselho Deliberativo Superior”.

A composição do comitê assessor, segundo o docente, ocorre a partir de uma consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional pelo Conselho Deliberativo, de acordo com sua área de atuação e conhecimento. Renato destaca a satisfação em ter seu nome indicado para a composição do Comitê. \“É uma grande satisfação para mim, é um reconhecimento de décadas de trabalho para a pesquisa na área da Agronomia. Então, para mim, é um prêmio recebido – apesar da grande responsabilidade e do grande volume de trabalho que virá daqui para a frente. Mas, para mim, é uma grande satisfação e um reconhecimento do trabalho que a gente vem realizando com seriedade nos últimos anos”, avalia.

O professor exalta também a importância da indicação para a universidade, na medida em que evidencia a qualidade do quadro de docentes da Unicentro. Pesquisadores que, ressalta, recorrentemente têm destaque no cenário nacional e internacional. “É um reconhecimento também da nossa Universidade, demostrando que nós temos nomes importantes na pesquisa dentro do cenário nacional e internacional. Esse tipo de acontecimento deve ser amplamente divulgado na sociedade, para mostrar que a universidade tem um papel importante no cenário nacional na pesquisa, ciência e tecnologia, na formação de profissionais. Então, isso a gente tem que deixar bastante evidente para toda a sociedade, para os colegas a importância do papel que nós temos na sociedade”, finaliza Renato.