Setor de Sociais Aplicadas de Irati lança revista científica

O Setor de Sociais Aplicadas do Campus Irati tem uma novidade no âmbito de divulgação de pesquisas científicas. Acaba de ser lançada a REOC, que é a Revista de Estudos em Organizações e Controladoria. O periódico tem como propósito fomentar o debate e a reflexão crítica acerca de conceitos, práticas e resultados decorrentes dos fenômenos organizacionais, financeiros e contábeis.

“A Revista de Estudos em Organizações e Controladoria surgiu a partir do desenvolvimento do Congresso CEOC, que tem a mesma temática, e, em ambos os casos, contou com a parceria e o empenho dos docentes dos departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo de Irati, que integram o Setor de Conhecimento Sesa, para suas criações”, conta sobre como nasceu a revista, o editor-chefe da REOC, professor Willson Gerigk, do Departamento de Ciências Contábeis do campus Irati.

Nesta primeira edição, a REOC publicou oito artigos assinados por 23 pesquisadores. Tanto o envio de artigos para publicação, como a avaliação e a publicação são feitos de forma digital. “A periodicidade da REOC é semestral, com o primeiro número do ano nos meses entre janeiro e junho e o segundo número do ano nos meses de julho a dezembro. O periódico é digital e todo o processo é nesse formato – desde a submissão do artigo para avaliação até sua publicação. Usamos o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)”, explica o professor Willson.

O diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, professor Edélcio Stroparo, acredita que, com o lançamento da REOC, a Unicentro caminha para consolidar-se como meio de disseminação da produção científica na área de Organizações e Controladoria.“A área de Organizações e Controladoria é fundamental para nosso Setor, pois estabelece um elo entre os três cursos – Administração, Contábeis e Turismo – e é também a área em que escolhemos para a organização do nosso stricto sensu. Também representa, por outro lado, o amadurecimento científico dos nossos professores, o amadurecimento da pesquisa no nosso Setor. Nós acreditamos que a revista é um elemento fundamental para a consolidação do Setor no âmbito científico nacional”.

A Revista de Estudos em Organizações e Controladoria aceita trabalhos científicos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, cujo foco de pesquisa esteja alinhado à área de Ciências Sociais Aplicadas. A submissão eletrônica é gratuita e a revista tem como público-alvo pesquisadores nacionais e internacionais.