Professor de Psicologia da Unicentro lança podcast sobre bilinguismo

Professor de Psicologia da Unicentro lança podcast sobre bilinguismo

Com o intuito de levar o conhecimento a mais pessoas, para além da universidade, o professor Plinio Marco de Toni, do Departamento de Psicologia da Unicentro, está lançando o podcast Ciência do Bilinguismo, que aborda o universo de pessoas que falam dois idiomas. Até o momento, o docente produziu e veiculou dois episódios – um de apresentação do projeto e o outro sobre a temática “Talvez você seja bilíngue e nem saiba”.

Logo no início do primeiro episódio, o docente faz um convite aos ouvintes sobre a importância da reflexão sobre o tema. “Olá, pessoal, bem-vindos à Ciência do Bilinguismo, o podcast para você que é bilíngue ou que pretende tornar-se bilíngue e gostaria de saber o que a ciência tem a dizer sobre esse mundo fantástico do bilinguismo. Aqui você vai entender como a experiência bilíngue influencia o nosso cérebro, nosso comportamento, como o bilinguismo influencia, inclusive, a forma que a gente pensa e que a gente sente, nossa vida em geral”, é a abertura do podcast.

Segundo o professor Plinio, nas produções, os ouvintes poderão conhecer mais sobre o universo bilíngue e seus diversos aspectos. “A gente vai falar sobre aspectos científicos de várias coisas relacionadas ao bilinguismo. Por exemplo: famílias bilíngues, crianças bilíngues, a psicologia do aprendizado de línguas, como a gente pode utilizar o conhecimento científico para exercitar melhor uma língua e também ter mais satisfação na prática diária da língua, como funciona o cérebro bilíngue e várias outras coisas relacionadas com isso”.

De acordo com o docente, o objetivo é lançar um novo episódio a cada semana, com duração média de 30 a 40 minutos. Plinio adianta que, para as próximas produções, ele pretende trazer convidados para abordar o assunto. “Com o tempo, eu vou fazer entrevistas. Já até combinei com várias pessoas de fazer entrevista, com um pessoal que trabalha com o bilinguismo de formas diversas – ou com o ensino de línguas, ou que tem uma família bilíngue ou foi uma criança bilíngue”.

O podcast Ciência do Bilinguismo está disponível no Spotify e no Google Podcasts e, em breve, estará também em outras plataformas de reprodução de áudios. O público também pode interagir com o professor Plinio enviando perguntas por áudio no Instagram @psychologyofbilingualism. Se a pessoa autorizar, a pergunta poderá ser inserida na programação e respondida diretamente em um episódio do podcast.

Deixe um comentário