Unicentro oferta curso inédito de talian

A Unicentro vai ser pioneira entre as universidades brasileiras a oferecer o curso de talian, língua dos descendentes de italianos no Brasil. A oportunidade surgiu a partir de um termo de cooperação firmado entre o Centro de Línguas da Unicentro, o CEL, e a Assodita, que é a Associação dos Difusores do Talian. A parceria contempla o desenvolvimento de ações vinculadas ao projeto de extensão “Cucagna – Scola de Talian”, sob coordenação da professora Loremi Loregian-Penkal, que tem envolvimento tanto com a Assodita, quanto com o Comitê Nacional de Gestão da Língua Talian. A docente explica como vai funcionar a oferta do curso pela universidade.

“O projeto prevê, entre outras ações, a oferta de Língua Talian I, a partir de julho de 2021. Para 2022, temos prevista a oferta de Língua Talian I e II, e em 2023, Língua Talian I, II e III. Temos a possibilidade também de ampliação a partir de 2023. Ao todo, serão ofertadas 100 vagas em cada curso, que será oferecido de forma remota e totalmente gratuito. Teremos aulas semanalmente pelo Google Meet e, também, vamos utilizar a plataforma Moodle. Será disponibilizada aos alunos que se inscreverem no curso a obra ‘Talian par cei e grandi – gramàtica e stòria’, que contém as regras e normativas em relação à escrita da língua talian”, explica Loremi.

Desde 2014, o talian é considerado língua de referência cultural brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Ipham. O idioma ainda é bastante presente nos três estados do Sul do Brasil e também no Espírito Santo, Mato Grosso e em outros locais onde há descendentes de imigrantes italianos. “A língua talian é uma ‘coiné’, cuja formação se deu a partir do contato linguístico entre os diversos falares dos imigrantes do norte da Itália que vieram para o Brasil. Ainda nos navios, esses falares entraram em contato e, com o objetivo da comunicabilidade, foram tomando de empréstimo sons, palavras e expressões uns dos outros. O talian se completa em terra firme, no Brasil, pelo contato com a língua brasileira”, contextualiza o presidente da Associação dos Difusores do Talian, Juvenal Dal Castel, sobre como a convergência entre diversos falares deu origem à língua talian.

Segundo Juvenal, o projeto “Cucagna – Scola de Talian” inicialmente foi concebido para ofertar o ensino desta língua para os núcleos de dez municípios da serra gaúcha, viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul, com o patrocínio da Cooperativa de Produtores de Leite de Serafina, a Cooperlate. Após conversas com a Unicentro, a proposta passou a ser mais abrangente, com a decisão de ofertar o curso de maneira remota. “O convênio com a Unicentro veio dar respaldo a todo um movimento de salvaguarda e de valorização do patrimônio imaterial linguístico representado pelo talian. De forma pioneira, a Unicentro acolhe esta língua de imigração e se transforma na primeira universidade brasileira a ofertar, gratuitamente, à comunidade interna e externa aulas de língua talian, dando a visibilidade que o patrimônio merece, com a consequência direta na elevação da autoestima dos falantes, que se sentem incluídos no meio acadêmico”.

A coordenadora do projeto na Unicentro completa que essa iniciativa atende à necessidade de um planejamento estratégico com foco na preservação da diversidade linguística, entendendo o talian como um patrimônio cultural de grande valor para a história e a identidade da sociedade brasileira. “A dimensão simbólica de uma cultura se expressa principalmente por intermédio da língua, pelos valores, pelas crenças, pelos saberes e fazeres. Quando a gente salvaguarda uma cultura, precisamos passar, necessariamente, pelo ensino e pela difusão dessa língua, haja vista que ela é o principal ‘sataron’, o alicerce de toda uma cultura. É a isto que o projeto se propõe – essa salvaguarda, essa contribuição para o ensino e difusão de uma língua que é também a identidade e a raiz de um povo”, diz Loremi.

As inscrições para o curso gratuito de talian ofertado pela Unicentro e pela Assodita podem ser realizadas pelo site do Centro de Línguas da Unicentro (www.unicentro.br/cel).