Unicentro e Prefeitura Municipal promovem Semana do Meio Ambiente

Ambiente e Educação: Uma conexão essencial em contexto de crise”. Esse foi o tema escolhido para a VIII Semana do Meio Ambiente de Guarapuava. O evento, fruto da parceria entre a Unicentro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contará, ao longo de toda essa semana, com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros – tudo de forma online.

Focalizando um tema que nos é tão caro, essencial e urgente de ser problematizado, falar de meio ambiente é falar de nossa conexão enquanto seres humanos com o planeta terra. Por meio de suas diversas atividades, pretende problematizar a temática ambiental, pretendemos promover reflexões críticas e apontar para a mudança de vida”, conta a organizadora geral da Semana do Meio Ambiente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, professora Adriana Massae Kataoka.

Professora Adriana é a coordenadora geral do evento

O reitor da Unicentro, professor Fabio Hernandes, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente, enfatizou a importância da educação como parceira indispensável na busca pela conscientização e efetivação de programas e políticas públicas voltados para a preservação do meio ambiente. “Nós sabemos da importância do meio ambiente para o planeta terra, nós sabemos todos esses problemas com secas, com a saúde dos seres humanos, com a nossa fauna e nossa flora. Levar a importância que é preservar o meio ambiente, a importância que é essa junção ambiente e educação, que tem tudo a ver”, diz.

O elo saúde, educação e meio ambiente também foi lembrado pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Araújo, e pelo prefeito Celso Góes. Ambos destacaram a programação totalmente online, pensada de forma segura, respeitando todos os protocolos sanitários tão importantes no combate à pandemia de Covid-19. “Durante toda a semana, vai ser assim – com diversos profissionais, doutores, que irão abrilhantar essa Semana Municipal do Meio Ambiente”, afirma o primeiro. Já Góes lembra que “ano passado, não tivemos nenhum evento na Semana do Meio Ambiente e, nesse ano, a Secretaria Municipal e a Unicentro conseguiram inovar, se reinventar e fazer um evento totalmente seguro e dentro dos protocolos sanitários”.

Ministrada pela professora Jacqueline Eichenberger, da Universidade Federal do Paraná, a palestra de abertura, que abordou o tema “Educação Ambiental e Mudança Climática: uma reflexão necessária”, trouxe um apelo em defesa da ciência e e alertou para sua importância na educação ambiental e na edificação da luta pelo meio ambiente. “O homem, por si só, não tem condições de perceber a questão climática. É um fenômeno que ocorre muito antes da nossa existência no planeta. Então, nós precisamos da ciência, com suas medições, com seus cálculos, seis modelos para que nós fale um pouquinho sobre o clima e sobre essa mudança que o clima tem nos proporcionado”, finaliza.