Unicentro segue arrecadando alimentos, produtos de higiene e de limpeza

A pandemia tem agravado a fome de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Pensando nisso, a Unicentro continua com a campanha de arrecadação de alimentos. A iniciativa, como contam o diretor do campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, e a diretora do campus Santa cruz, professora Christine Vargas, busca contribuir com as famílias atendidas pelos cursos da área da saúde e, também, com a comunidade que busca ajuda na instituição.

Famílias que são atendidas pelos nossos professores e professoras da área da saúde, por exemplo de Enfermagem, que em suas atividades de estágio fazem visita às casas dessas famílias e  verificaram. Tem famílias com uma, duas ou mais crianças que estão sem nenhum alimento nos armários ou geladeira, isso é, que estão passando fome”, explica Ricardo. “Além da comunidade Unicentro”, complementa Christine, “nós estamos atendendo as pessoas que nos procuram e que nós vamos ao encontro e verificamos se, realmente, a pessoa está com necessidade”.

A campanha pede a doação de cestas básicas, alimentos não perecíveis, além de produtos de limpeza e higiene pessoal. O ponto de coleta no Cedeteg é a Direção de Campus. Já no campus Santa Cruz, as doações podem ser deixadas numa caixa que está no hall de entrada, próximo ao balcão de informações. A professora Christine ainda destaca que quem não puder levar as doações até o campus pode fazer a solicitação, que um servidor irá buscar a contribuição na residência da pessoa.”Nós fazemos um agendamento na Dircamp e o nosso colega Fernando vai buscar essa contribuição, essa colaboração”.

Para fazer o encaminhamento dos alimentos arrecadados para as instituições e famílias carentes, a direção do campus conta com a parceria de uma assistente social vinculada ao projeto Órtese e Prótese, que faz a triagem e encaminha as cestas para as famílias mais necessitadas. De acordo com o professor Ricardo, desde que a campanha começou, no campus Cedeteg já foram arrecadadas em torno de 80 cestas básicas, além de uma boa quantidade de quilos de alimentos não perecíveis. “Deu para atender, por exemplo, aproximadamente 80 famílias, além do Instituto João Paulo. Para essa instituição do Instituto João Paulo, por exemplo, foram encaminhados sacos de feijões que foram coletados aqui no campus Cedeteg pelo projeto da professora Cacilda, na Agronomia”, reitera.

A campanha, como destaca a professora Christine, será contínua. Ela ainda reforça que a iniciativa é uma importante forma de aproximação com a comunidade. “Essa é uma campanha contínua, e ainda bem que ela é contínua, porque a procura, por causa da pandemia, está muito grande. A Unicentro sempre teve esse perfil de família e, mais do que nunca, ela está uma universidade mais solidária, até porque a universidade não parou e, quando ela não para, ela está caminhando junto com a sociedade, está vendo, está enxergando o que está acontecendo. Acredito que se cada um de nós dispuser de um pouquinho daquilo que temos, podemos ajudar muitas pessoas”, finaliza a diretora do campus Santa Cruz, convidando a comunidade a ajudar.