Prorrogadas as inscrições para o Pibis e para o Pibic-EM

As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, o Pibic-EM, e para o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, o Pibis, foram prorrogadas. Agora, os professores interessados em orientar trabalhos do Pibic-EM, por exemplo, têm até o dia 27 de maio para efetuar a inscrição. Já o prazo para indicação dos alunos e a entrega da documentação pelos colégios segue até o dia 09 de julho. Este programa, como destaca o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, busca estimular a participação de estudantes no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

Tem por objetivo principal a integração entre estudantes do Ensino Médio com estudantes e professores do Ensino Superior, ou seja, uma integração entre a escola e a universidade, principalmente, focada em grupos de pesquisa, em linhas de pesquisa científica e tecnológica; bem como ele auxilia esse aluno em conhecer o funcionamento dentro de uma universidade, como que funciona, como é essa inserção lá dentro, diferente do Ensino Médio”, afirma Farinha.

Neste ano, a Unicentro destinou as vagas para nove colégios estaduais – dois de Irati, o Instituto Federal do Paraná e o Trajano Gracia; seis de Guarapuava –  Arlindo Ribeiro, Cristo Rei, Newton Felipe Albach, Padre Chagas e Pedro Carli; e um de Foz do Jordão – o Segredo.

Larissa Capra é umas das 50 estudantes de escolas públicas de Guarapuava e de Irati que participam do Pibic-EM. Ela destaca a importância de conhecer na prática um dos pilares da universidade pública, que é a pesquisa. “A experiência vem sendo muito gratificante, pois através dela estou tendo a oportunidade de adentrar nesse assunto e de conhecer novos meios de participar da comunidade acadêmica, além de entender mais como ocorre a pesquisa científica no meio universitário”, diz.

As inscrições para o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, o Pibis, na modalidade de Iniciação Científica, também foram estendidas até o dia 27 de maio. Para ser orientador, é preciso ser servidor efetivo – docente ou técnico – da Unicentro e ter titulação mínima de mestre. O programa tem por objetivo favorecer que estudantes que ingressaram no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais ou que sejam egressos de escolas públicas tenham acesso e sejam incentivados a participar de projetos de pesquisa e de ações de extensão universitária.

O Pibis na modalidade de IC, avalia o professor Farinha, assim como os demais programas institucionais de iniciação científica, visa inserir os estudantes no universo da pesquisa, oferecendo uma base para discussões mais aprofundadas sobre os temas estudados. “O diferencial que a gente nota é que esses alunos que participam da iniciação científica, de uma maneira geral, eles têm um desenvolvimento muito melhor, um desenvolvimento mais aguçado que os demais alunos. Por que? Porque eles estão buscando todo dia, eles são mais cobrados, eles têm que responder por aquilo que eles estão fazendo, eles têm que estudar, eles têm que ler, não somente aquela carga de sala de aula, eles têm que se aprofundar nas discussões do dia a dia com os demais participantes de um grupo de pesquisa. Com certeza, ele evolui bastante”, avalia o docente.

A acadêmica Mayara Maier está concluindo o curso de Jornalismo pela Unicentro e participou do Pibis desenvolvendo pesquisa na interrelação comunicação e estudos de gênero. Ela destaca como a participação no programa contribuiu para sua formação. “Para mim, foi muito importante participar desse programa, porque foi ali que eu consegui ter contato com o terceiro pilar que a gente tem dentro da universidade, que é o da pesquisa. Participar desse programa foi muito bom porque foi assim que eu tive contato com a pesquisa e me senti mais preparada para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Então, agora, tendo concluído, eu percebo que a minha participação no programa foi essencial”.

As inscrições tanto para o PIBIC quanto para o PIBIS devem ser feitas por meio do Sistema de Gestão Universitária, o SGU. Os editais completos dos programas podem ser conferidos na página da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, no site da Unicentro.