Professor da Unicentro é convidado de webnário “Faça Bonito”

Professor da Unicentro é convidado de webnário “Faça Bonito”

18de maio, no Brasil, é o Dia Nacional contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Data que, em Guarapuava, foi lembrada com um alerta da relevância e atualidade da temática. Para isso, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente da cidade e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveram o webnário “Faça bonito”. Em dois dias, profissionais da área de assistência social, de políticas públicas e da educação discutiram aspectos relacionados a temática.

A Unicentro foi representada pelo professor Aurélio Bona Júnior, do Departamento de Pedagogia, que abordou a educação emancipatória da sexualidade. “Trabalhei a educação como uma forma de prevenção do abuso, da exploração, enfatizando a importância de formar professores, de formar e educar bem as crianças, porque o conhecimento do assunto já é uma forma de evitá-lo”, explica o docente. 

Participação do professor Aurélio no webnário

Para Aurélio, a partir da educação emancipatória sexual, as crianças aprendem o que podem e o que não podem permitir nos relacionamentos com pais, tios, mães ou com qualquer pessoa próxima ou desconhecida. O primeiro dia de webinário também contou com uma fala da assistente social Neusa Cerutti. Corroborando a fala do professor da Unicentro, ela afirma que a violência sexual contra crianças e adolescentes acontece ainda, em sua maioria, no ambiente familiar. Já no segundo dia de atividades, o convidado foi Maurício Cunha, secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Vale lembrar que denúncias de abusos sexuais de menores podem ser feitas pelo Disque 100, que é o Disque Direitos Humanos, e funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados. Em casos de emergência, você pode denunciar também no 190, da Policia Militar, e no 191, da Policia Rodoviária Federal. O sigilo é garantido e as ligações podem ser realizadas através de telefones fixos e celulares.

Deixe um comentário