Pacientes com dificuldade de deglutição são atendidos pela Clínica Escola de Fonoaudiologia

Uma das formas da universidade pública retribuir à sociedade os investimentos destinados à educação é a oferta de serviços gratuitos à população. Neste sentido, o Campus Irati da Unicentro oferece, por meio da Clínica Escola de Fonoaudiologia, diversas formas de acompanhamento para a reabilitação de pacientes. Um deles é o atendimento a pessoas com dificuldade de deglutição, que é a capacidade de engolir. Essa frente de atuação clínica na Unicentro é supervisionada pela professora Cinta Costa, que descreve qual o público-alvo desse tipo de atendimento.

É qualquer pessoa, seja adulto ou idoso, que tenha alguma dificuldade pra deglutir seja líquido, sólido ou a própria saliva – então, aquelas pessoas que tossem durante a alimentação ou que engasgam. Isso pode estar associado a uma patologia neurológica, a uma doença de Parkinson, ao Alzheimer, a um pós-AVC, mas pode também ser por conta de um traumatismo cranioencefálico, pode ser uma doença neuromuscular, que é bem comum”, explica a docente.

Um dos pacientes em atendimento pela Clínica Escola de Fonoaudiologia é o seu Américo Ribeiro dos Santos, de 68 anos de idade. Ele teve um AVC, um acidente vascular cerebral, e tempos depois procurou a equipe da Unicentro para ajudá-lo a recuperar a deglutição, que ficou um pouco comprometida. Ao completar um mês de atendimento, ele relata as diferenças percebidas e como elas têm restabelecido sua qualidade de vida. “Na primeira semana eu me afogava muito, tinha problema no degustar, para engolir, mas agora já está uns 80% melhor. Me atenderam muito bem, é tranquilo”, conta.

Nos atendimentos, seo Américo é acompanhado por professores e estagiários do curso de Fonoaudiologia

Américo também relata quais exercícios realizou junto com a equipe de Fonoaudiologia da Unicentro, que também foram indicados para fazer em casa e, assim, acelerar o processo de reabilitação. “O primeiro é engolir com os dentes na língua, depois é assoprar com dois dedos para baixo do nível da água e o terceiro é assoprar falando ‘hum’ – esses são os exercícios que nós temos feito, que a doutora me indicou. Esses são feitos todos os dias, três vezes por dia – de manhã, depois do almoço e à noite”.

Esse serviço também é apto a atender pacientes que tiveram Covid-19 e, mesmo após a cura da doença, ainda estejam apresentando alguma dificuldade de deglutição. “Muitos pacientes pós-covid ficam com alteração de olfato, paladar e alteração na deglutição também, mesmo quem teve covid leve, por uma incoordenação de respiração e deglutição. Esses pacientes também são candidatos a procurarem atendimento”, explica a supervisora Cintia.

A estudante Ana Carla Fermino é uma das estagiárias que têm acompanhado os pacientes com dificuldade de deglutição. “Hoje em dia, nós vemos diversos casos pós-covid, por exemplo, que necessitam 100% de reabilitação fonoaudiológica. Ser a profissional responsável por isso traz muita gratidão e um reconhecimento muito grande. Acho que isso é o principal para nossa atuação futura”.

O estágio hospitalar de Fonoaudiologia normalmente era realizado na Santa Casa de Irati, com a avaliação e reabilitação de pacientes que estavam em leitos no hospital. Mas agora, por conta da pandemia de coronavírus, a atuação precisou ser transferida para a Clínica Escola de Fonoaudiologia, no Campus Irati. Mesmo em outro espaço, os pacientes com alguma queixa podem ficar tranquilos para procurar o serviço, pois a equipe da Unicentro segue os rigorosos protocolos institucionais da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus, para proteger todos os envolvidos no atendimento.

A professora Cintia salienta a importância de não esperar para buscar ajuda dos profissionais da saúde, pois a dificuldade de deglutição pode desencadear outros problemas. “Agora, por causa da pandemia, as pessoas têm evitado buscar os atendimentos de saúde, mas é importante que se procure esses atendimentos para que se trate isso o quanto antes para se evitar pneumonias, desnutrição, desidratação”.

Os interessados em agendar atendimentos para avaliação e acompanhamento para a reabilitação da capacidade de deglutir podem entrar em contato com a Clínica Escola de Fonoaudiologia da Unicentro pelo telefone (42) 3421-3224.