Pacientes com dificuldade de deglutição são atendidos pela Clínica Escola de Fonoaudiologia

Pacientes com dificuldade de deglutição são atendidos pela Clínica Escola de Fonoaudiologia

Uma das formas da universidade pública retribuir à sociedade os investimentos destinados à educação é a oferta de serviços gratuitos à população. Neste sentido, o Campus Irati da Unicentro oferece, por meio da Clínica Escola de Fonoaudiologia, diversas formas de acompanhamento para a reabilitação de pacientes. Um deles é o atendimento a pessoas com dificuldade de deglutição, que é a capacidade de engolir. Essa frente de atuação clínica na Unicentro é supervisionada pela professora Cinta Costa, que descreve qual o público-alvo desse tipo de atendimento.

É qualquer pessoa, seja adulto ou idoso, que tenha alguma dificuldade pra deglutir seja líquido, sólido ou a própria saliva – então, aquelas pessoas que tossem durante a alimentação ou que engasgam. Isso pode estar associado a uma patologia neurológica, a uma doença de Parkinson, ao Alzheimer, a um pós-AVC, mas pode também ser por conta de um traumatismo cranioencefálico, pode ser uma doença neuromuscular, que é bem comum”, explica a docente.

Um dos pacientes em atendimento pela Clínica Escola de Fonoaudiologia é o seu Américo Ribeiro dos Santos, de 68 anos de idade. Ele teve um AVC, um acidente vascular cerebral, e tempos depois procurou a equipe da Unicentro para ajudá-lo a recuperar a deglutição, que ficou um pouco comprometida. Ao completar um mês de atendimento, ele relata as diferenças percebidas e como elas têm restabelecido sua qualidade de vida. “Na primeira semana eu me afogava muito, tinha problema no degustar, para engolir, mas agora já está uns 80% melhor. Me atenderam muito bem, é tranquilo”, conta.

Nos atendimentos, seo Américo é acompanhado por professores e estagiários do curso de Fonoaudiologia

Américo também relata quais exercícios realizou junto com a equipe de Fonoaudiologia da Unicentro, que também foram indicados para fazer em casa e, assim, acelerar o processo de reabilitação. “O primeiro é engolir com os dentes na língua, depois é assoprar com dois dedos para baixo do nível da água e o terceiro é assoprar falando ‘hum’ – esses são os exercícios que nós temos feito, que a doutora me indicou. Esses são feitos todos os dias, três vezes por dia – de manhã, depois do almoço e à noite”.

Esse serviço também é apto a atender pacientes que tiveram Covid-19 e, mesmo após a cura da doença, ainda estejam apresentando alguma dificuldade de deglutição. “Muitos pacientes pós-covid ficam com alteração de olfato, paladar e alteração na deglutição também, mesmo quem teve covid leve, por uma incoordenação de respiração e deglutição. Esses pacientes também são candidatos a procurarem atendimento”, explica a supervisora Cintia.

A estudante Ana Carla Fermino é uma das estagiárias que têm acompanhado os pacientes com dificuldade de deglutição. “Hoje em dia, nós vemos diversos casos pós-covid, por exemplo, que necessitam 100% de reabilitação fonoaudiológica. Ser a profissional responsável por isso traz muita gratidão e um reconhecimento muito grande. Acho que isso é o principal para nossa atuação futura”.

O estágio hospitalar de Fonoaudiologia normalmente era realizado na Santa Casa de Irati, com a avaliação e reabilitação de pacientes que estavam em leitos no hospital. Mas agora, por conta da pandemia de coronavírus, a atuação precisou ser transferida para a Clínica Escola de Fonoaudiologia, no Campus Irati. Mesmo em outro espaço, os pacientes com alguma queixa podem ficar tranquilos para procurar o serviço, pois a equipe da Unicentro segue os rigorosos protocolos institucionais da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus, para proteger todos os envolvidos no atendimento.

A professora Cintia salienta a importância de não esperar para buscar ajuda dos profissionais da saúde, pois a dificuldade de deglutição pode desencadear outros problemas. “Agora, por causa da pandemia, as pessoas têm evitado buscar os atendimentos de saúde, mas é importante que se procure esses atendimentos para que se trate isso o quanto antes para se evitar pneumonias, desnutrição, desidratação”.

Os interessados em agendar atendimentos para avaliação e acompanhamento para a reabilitação da capacidade de deglutir podem entrar em contato com a Clínica Escola de Fonoaudiologia da Unicentro pelo telefone (42) 3421-3224.

Deixe um comentário