Paraná Fala Inglês: inscrições abertas até sexta-feira para acadêmicos, docentes e agentes universitários

Estão abertas as inscrições para o programa Paraná Fala Inglês, que oferta cursos em diversos níveis para a comunidade interna da Unicentro. Os cursos são gratuitos e são direcionados a acadêmicos de graduação e pós-graduação, docentes e agentes universitários. As inscrições seguem até o dia 14 de maio.

O Paraná Fala Inglês (PFI) é um projeto com financiamento da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Seti) e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF) e faz parte do plano de internacionalização das sete universidades estaduais paranaenses, como explica a coordenadora do PFI na Unicentro, a docente Neide Garcia Pinheiro. “O processo de internacionalização consiste no intercâmbio de conhecimentos e experiências de diversas formas, como, por exemplo, publicações internacionais, parcerias com instituições no exterior, mobilidade de estudantes, professores e agentes universitários, entre outras ações. Mas para isso é fundamental o conhecimento de uma língua estrangeira e, neste sentido, o PFI oferta a cada semestre cursos de língua inglesa com objetivo de que a comunidade universitária possa aprimorar-se nessa língua e assim ter esse instrumento para atuar mais efetivamente no contexto de ensino, pesquisa e extensão internacional. Como estão sendo ministrados de forma remota, os cursos estão abertos a todos os campi da universidade, incluindo os campi avançados”.

Para esta chamada serão ofertados cursos de nível iniciante à pré-avançado. O catálogo com informações sobre os cursos já está disponível na página do PFI (www3.unicentro.br/paranafalaingles), além de instruções para a inscrição e pré-seleção dos cursos. “As vagas são limitadas e o preenchimento delas depende do resultado do teste de nivelamento que é realizado online logo após a inscrição. É sempre bom lembrar que o teste deve ser realizado sem quaisquer tipos de auxílio, pois é por meio dele que a inclusão do candidato ou da candidata ocorrerá em um nível e curso adequados”, ressalta Neide.

As inscrições estão abertas até o dia 14 de maio. Os cursos são gratuitos, o único custo é de R$85 referentes ao material pedagógico utilizado no programa, disponibilizado pela canadense Smrt English, parceira do Paraná Fala Inglês.