Pesquisadores e docentes estrangeiros debaterão sobre linguística em evento da Unicentro

Pesquisadores e docentes estrangeiros debaterão sobre linguística em evento da Unicentro

Apresentar e refletir sobre as diferentes abordagens linguísticas ao redor do mundo. Este é o objetivo do ciclo de palestras “Linguística em Foco Abroad”, um evento de extensão promovido por docentes do Departamento de Letras do Campus Irati (Delet/I). Voltado para estudantes, egressos e professores das redes pública e privada de ensino, a ação busca contribuir para a formação continuada e complementar na área de linguística.

Nesta segunda edição do evento, a professora Luciane Trennephol da Costa, que é coordenadora da proposta, conta que a realização de atividades de maneira remota permitiu uma programação inteiramente composta de convidados estrangeiros. “Este ano, com a continuidade dessa situação de pandemia, nós resolvemos fazer uma edição somente com parceiros internacionais, aproveitando a supressão dos limites geográficos que a realização no modo remoto nos permite. Por isso o título Linguística em Foco Abroad. A tradução de ‘abroad’ pode ser ‘estrangeiro’, ‘exterior’. É uma edição apenas com parceiros de fora, internacionais. Teremos palestras com professores da Argentina, da Colômbia, do Uruguai, Angola, Polônia e Ucrânia”, revela.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site de eventos da Unicentro (https://evento.unicentro.br/site/linguisticaemfoco/2021/1). A programação prevê uma palestra por mês. O primeiro encontro online está marcado para 27 de abril, com as professoras argentinas Lorena Cayré Baito e Mônica Medina, falando sobre as políticas e planificações linguísticas para as línguas indígenas na região do Chaco. Nos meses seguintes, serão debatidos os temas variação linguística angolana, adaptações da língua polonesa falada no Brasil, o olhar glotopolítico para contextos socioeducativos, o ensino de português no Uruguai, a morfologia da língua polonesa, o ensino da língua portuguesa na Ucrânia e o uso de lendas para a educação de jovens adultos poloneses.

“A participação em eventos desta natureza é muito importante para os acadêmicos, pois complementa a formação ao trazer conhecimentos de diferentes perspectivas. É uma programação muito rica e interessante que contribui em diferentes aspectos para a formação em Letras. O evento Linguística em Foco Abroad segue com inscrições abertas até 25 de maio e convidamos a todos – acadêmicos e comunidade externa – a participarem conosco destes momentos de aprendizado”, convida a coordenadora das atividades.

Além da professora Luciane, o ciclo de palestras sobre abordagens linguísticas têm em sua comissão organizadora os docentes da Unicentro Rodrigo Kovalski, Cristiane Pianaro Angelo e Marcela Ribeiro Lopes. Nesta edição, o evento também conta com a parceira do Núcleo de Estudos Eslavos da Unicentro (Nees).

Deixe um comentário