Unicentro tem trabalho selecionado para 9. Jornada Internacional de Francofonia
Celebrar a língua francesa. Esse é o objetivo da nona edição da Journée Internacionale de la Francophonie, organizada pela Université du Québec à Trois-Riviéres, no Canadá. O evento, realizado de modo on-line por conta da pandemia de coronavírus, reúne participantes de vários países. Uma das instituições brasileiras presentes é a Unicentro, representada pelo Programa Paraná Fala Francês.
“O convite para participarmos da Jornada Internacional da Francofonia, em Mauricie, foi feito pelo diretor de Relações Internacionais, monsieur Sylvain Benoit, da Université du Québec à Trois-Rivières”, conta a coordenadora institucional do PFF, professora Denise Witzel. Para participar, a universidade precisaria enviar e ter selecionado um vídeo, de até um minuto, assinalando a importância do programa e de se ensinar e aprender a língua francesa.
Selecionado, o audiovisual foi apresentado na abertura da Jornada, no último dia dezenove de março. A cerimônia foi acompanhada por autoridades do Québec, incluindo o primeiro-ministro François Legault. Segundo Denise, mais de 10 países, de quatro continentes, estão participando e celebrando, conjuntamente, a francofonia. A festa contou ainda com a apresentação de artistas como Fred Pellerin, Zachary Richard e David Goudreault.
“Toda equipe do paraná fala francês e da unicentro, eu falo em nome deles, nós ficamos extremamente honrados e felizes pela oportunidade de divulgar o nosso trabalho e, sobretudo, pela oportunidade de celebrar a língua francesa que tanto admiramos”, finaliza a docente da Unicentro.