Sábados Literários 2021 debaterão a Literatura de Língua Espanhola

Os amantes da literatura já tem uma programação anual pra inserir em suas agendas de 2021. O projeto de extensão Sábados Literários, da Unicentro, chega a sua nona edição e está com inscrições abertas. Fruto de parcerias com várias instituições – como a Prefeitura Municipal de Irati, a Academia de Letras e Artes do Centro Sul do Paraná, e a Fundação e Cineclube Denise Stoklos, este ano, os Sábados Literários terão como norte as Literaturas de Língua Espanhola.

“Nós decidimos fazer os Sábados Literários deste ano totalmente dedicado à literatura de língua espanhola por conta, infelizmente, de uma certa desvalorização do idioma no Brasil. A gente vai ter a presença da pujança da literatura não só produzida na Espanha, mas a produzida em todos os países que têm como língua mãe o espanhol. Eu acho que conhecer a literatura de outros países e outros povos é muito importante para fazer reverberar na nossa”, discorre o coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva.

As inscrições para os Sábados Literários são gratuitas e podem ser feitas pelo site de eventosda Unicentro. Os encontros são realizados via Google Meet, sempre às 14h, com transmissão pelo YouTube, no canal Sábados Literários Unicentro. Além do professor Edson, em 2021, o projeto conta com outros dois coorganizadores – os docentes Valdir Olivo Júnior e Adriana Binati Martinez, que lecionam Literaturas de Língua Espanhola no Departamento de Letras do Campus Irati.

O professor Valdir destaca que o tema é importante na medida em que o Brasil compartilha muitas semelhanças com os países vizinhos que têm o espanhol como idioma oficial. “É uma discussão que eu vejo como fundamental para a gente se entender como latino-americanos. Também vem em um momento oportuno, porque uma das políticas linguísticas que vem sendo levadas a cabo no Brasil, neste momento, é a retirada da língua espanhola das escolas. Então, esse momento oportuniza a gente reivindicar essa língua tão importante no nosso país também, já que ajuda a compreender uma história e uma cultura em comum”, diz. O docente também fará uma exposição nos Sábados Literários, abordando o escritor argentino Jorge Luis Borges e a tradição literária, cultural e histórica que é trazida à luz nas obras desse autor.

A também coorganizadora da edição professora Adriana Binati, por sua vez, apresentará nos Sábados Literários o terror social na narrativa argentina contemporânea da autora Mariana Enríquez. “Sua ficção apresenta um excelente domínio da narrativa, além de abordar temas que são caros à literatura latino-americana, como a violência. Alguns pesquisadores assinalam a discussão de gênero que aparece em sua obra, como o fato que há o predomínio de protagonistas femininas e enredos que envolvem este universo, como os relacionamentos familiares e a violência contra a mulher. O terror social que escolhi como recorte para apresentar na edição dos Sábados Literários deste ano é apenas uma possibilidade de leitura de sua prosa que, espero, os demais se sintam convidados a conhecer”.

A abertura dos Sábados Literários 2021 está marcada para o dia 27 de março, com a presença do professor Antonio Esteves, da Universidade Estadual Paulista, a Unesp, falando sobre o poeta e dramaturgo espanhol García Lorca. Ao todo, serão dez encontros que versarão sobre autores importantes para as literaturas de língua espanhola e sobre temas que constituíram a história da literatura na América Latina.

O coordenador do projeto salienta, ainda, que alguns encontros contarão com a participação de pesquisadores de universidades estrangeiras.“Eu chamaria a atenção, sobretudo, para nossos convidados internacionais – nós vamos receber o professor Rene Vijarra, da Universidade de Córdoba, na Argentina, a professora Adriana Suarez, também da Argentina, mas da Universidade de Mendonça, vamos receber uma escritora renomada da Argentina, que é a Maria Lojo”.