Tem início a implantação do Vale do Genoma

As tratativas para a efetiva implantação do Vale do Genoma, em Guarapuava, avançaram com a assinatura de um Memorando de Entendimento, firmado entre o setor público e a iniciativa privada, com participação das universidades. O documento, como ressalta o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, estabelece as diretrizes para a criação do Conselho Curador do Vale do Genoma e impulsiona a instalação de um ecossistema de inovação inédito no Brasil na área de pesquisa genômica e de tudo o que se relaciona ao tema. “Não só saúde humana, como também a questão da pecuária, questão da agricultura, buscando o melhoramento genético, melhoramento de plantel e tudo aquilo que a pesquisa genética permite fazer”, esclarece.

O Vale do Genoma deve seguir um modelo de coopetição, que une cooperação e competição, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras. Neste sentido, o trabalho conjunto que vem sendo articulado vai favorecer o crescimento de segmentos empresariais e profissionais, considerando o conhecimento científico e a participação de pesquisadores e da comunidade acadêmica. O Vale é a construção de um sonho coletivo em tríplice hélice, envolvendo o governo, a universidade e a iniciativa privada.

O governo tem um papel fundamental com o horizonte quatro do conhecimento, por meio das suas universidades; os institutos de inovação e tecnologia, por sua vez, vêm para responder a grande questão que é se aquele conhecimento pode ser aplicado de maneira viável economicamente. Por fim, no Vale, vamos ter a construção toda da iniciativa privada, baseada em venture builder, para estimular a tecnologia e o investimento nas startups”, destaca o presidente do Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec) e professor do Departamento de Medicina da Unicentro, professor David Figueiredo.

Agora, com a assinatura do Memorando de Entendimento, o Conselho Curador deve ser constituído em até 90 dias. A partir disso, será elaborada toda a regulação do Vale do Genoma e a constituição de um fundo de investimentos para apoiar o desenvolvimento de startups, com o aporte dos grupos Repinho e Jacto no capital desse fundo. O documento também vai estabelecer outras estruturas para a operacionalização do Vale do Genoma, como um conselho consultivo e comitês, para os quais serão indicados pesquisadores de renome em genômica e inteligência artificial na Saúde, agricultura e agropecuária.

O superintendente Aldo Nelson Bona destaca que a formalização do documento demonstra o resultado de um trabalho prévio já desenvolvido, de aproximação de vários atores em prol do avanço na área da inovação. “A inovação acontece na medida em que o governo consegue articular a academia e a iniciativa privada para que as coisas possam, de fato, acontecer. Aqui em Guarapuava se celebra o resultado de um dos esforços nesta direção, que é o trabalho da inovação com a instalação do Vale do Genoma”, finaliza.