XI Semana de Estudos em Pedagogia está com inscrições abertas

As tecnologias de informação e comunicação têm sido o principal canal de acesso à difusão de conteúdos da matriz curricular de todos os níveis de ensino. Com o intuito de refletir e avaliar a experiência educacional nesse período de ensino remoto, o Departamento de Pedagogia do Campus Irati está promovendo a XI Semana de Estudos em Pedagogia, que, nesta edição, segue a temática “Educação em tempos incertos”. Segundo a organizadora do evento, professora Miriam Bedim Godoy, no evento serão compartilhadas experiências e discutidas algumas estratégias que possam auxiliar os agentes da educação nesse contexto.

O renomado educador brasileiro Paulo Freire, com reconhecimento internacional, dizia que ‘a prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo’. Dessa forma, a organização da XI Semana de Estudos de Pedagogia – Educação em Tempos Incertos, tem por objetivo disseminar os conhecimentos resultantes das pesquisas, vivências, expectativas e inquietações da tarefa educativa em período de ensino remoto. Além disso, por meio das palestras, mesas redondas e relatos de pesquisas podemos ampliar o debate sobre o que estamos vivenciando e vislumbrar novas perspectivas e estratégias educacionais para esse tempo único”, explica Miriam.

A Semana de Pedagogia vai ser realizada de 26 a 29 de abril, totalmente de forma remota. A programação prevê duas palestras transmitidas pelo YouTube sobre o tema que norteia o evento – uma com a professora da Universidade Federal do Paraná, Mônica Ribeiro da Silva, e a outra, com a professora Carla Luciane Blum Vestena, da Unicentro. Os participantes da semana de estudos também terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas em sessões de comunicação oral via Google Meet. O evento conta, ainda, com treze opções de mesas redondas, com temas que abordam políticas educacionais, gestão educacional, inclusão escolar, educação infantil, alfabetização e letramento, educação do campo, ensino médio, dentre outras abordagens.

A programação”, detalha Miriam, “foi estabelecida em conjunto com os professores do Departamento de Pedagogia em Irati. As palestras foram propostas considerando a temática do evento e os diferentes temas que compõem as mesas redondas foram organizados a partir dos grupos de pesquisas dos professores que atuam no referido curso e também na Pós-Graduação em Educação da Unicentro. A diversidade dos temas que serão abordados nas mesas redondas contribuem para a apreensão de novos conhecimentos educacionais”.

O público-alvo do evento são estudantes dos cursos de licenciatura, pós-graduandos em Educação e áreas afins, bem como profissionais da área educacional. As inscrições podem ser feitas através do site de eventos da Unicentro (https://evento.unicentro.br/site/semanapedagogia/2021/1). Para ouvintes, o prazo é até o dia 15 de abril e para apresentadores de trabalho, as inscrições vão até 20 de março.