Aula inaugural dá início as atividades 2021 do Mestrado em Ciências Naturais e Matemática
Os “Desafios enfrentados pelo ensino em tempos de pandemia”. Este foi o tema central que marcou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro. Além de pós-graduandos, estiveram presentes alunos e professores de diversos cursos da graduação que puderam ouvir de forma ampliada como a educação vem se transformando em momentos críticos da pandemia.
A coordenadora do PPGEN, professora Adriana Massaê Kataoka, destaca a iniciativa das palestras que contou com a fala de pesquisadores internacionais, contribuindo também para o processo de internacionalização incentivado pelo programa. “Para nós, é uma grande alegria estarmos iniciando mais um ano juntos, mais um ano letivo com essa aula inaugural, infelizmente ainda no modelo remoto. E tendo como palestrantes professores que são pesquisadores internacionais, nosso evento também se configura numa ação de internacionalização que é muito importante para o nosso programa e pode ser um primeiro passo de outro desdobramento e aproximações”, diz.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Faria, também exalta a temática e relevância do evento. “No contexto da discussão dos desafios do ensino nesses tempos de pandemia, ele é atual, ele está em construção porque nós estamos aprendendo dentro desse tema, estamos sendo desafiados todos os dias e é muito necessário”, avalia.
Um dos professores convidados, Ariel Robles Barrantes, da Universidad Nacional de Costa Rica, ressaltou, durante a palestra, a necessidade de transformação dos espaços educacionais no cenário atual. “Essa pandemia é, evidentemente, uma crise social, uma crise de saúde, uma crise que também traz efeitos econômicos. É uma crise globalizada, é um fenômeno que não havíamos vivido há muito tempo, é uma crise que impacta e transforma o mundo e que, por isso, transforma toda a sociedade. E isso implica também na educação e, diante dessas crises, os espaços educativos necessitam de mudança e adaptar os espaços educativos”.
Essa necessidade também foi enfatizada pela professora da Universidade de Évora, de Portugal, Maria Manuela Morais, que sublinhou as conexões entre certezas e incertezas que a crise pandêmica atual vem trazendo. “Podemos dizer que, no fundo, essa crise pandêmica que estamos vivendo não é mais do que o resultado da doutrina que controla o mundo. Cada vez temos mais incertezas no futuro, certeza da nossa fragilidade, certeza da importância de promover o consumo local -quer seja pela sustentabilidade econômica das comunidades, quer pela garantia do fornecimento de produtos e matérias primas seguras, certeza também que temos de reforçar a relação do ser humano com a natureza”, sentencia.