Aula inaugural dá início as atividades 2021 do Mestrado em Ciências Naturais e Matemática

Os “Desafios enfrentados pelo ensino em tempos de pandemia”. Este foi o tema central que marcou a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro. Além de pós-graduandos, estiveram presentes alunos e professores de diversos cursos da graduação que puderam ouvir de forma ampliada como a educação vem se transformando em momentos críticos da pandemia.

A coordenadora do PPGEN, professora Adriana Massaê Kataoka, destaca a iniciativa das palestras que contou com a fala de pesquisadores internacionais, contribuindo também para o processo de internacionalização incentivado pelo programa. “Para nós, é uma grande alegria estarmos iniciando mais um ano juntos, mais um ano letivo com essa aula inaugural, infelizmente ainda no modelo remoto. E tendo como palestrantes professores que são pesquisadores internacionais, nosso evento também se configura numa ação de internacionalização que é muito importante para o nosso programa e pode ser um primeiro passo de outro desdobramento e aproximações”, diz.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Faria, também exalta a temática e relevância do evento. “No contexto da discussão dos desafios do ensino nesses tempos de pandemia, ele é atual, ele está em construção porque nós estamos aprendendo dentro desse tema, estamos sendo desafiados todos os dias e é muito necessário”, avalia.

Aula inaugural foi realizada de modo remoto, em virtude da pandemia, que também foi tema das discussões

Um dos professores convidados, Ariel Robles Barrantes, da Universidad Nacional de Costa Rica, ressaltou, durante a palestra, a necessidade de transformação dos espaços educacionais no cenário atual. “Essa pandemia é, evidentemente, uma crise social, uma crise de saúde, uma crise que também traz efeitos econômicos. É uma crise globalizada, é um fenômeno que não havíamos vivido há muito tempo, é uma crise que impacta e transforma o mundo e que, por isso, transforma toda a sociedade. E isso implica também na educação e, diante dessas crises, os espaços educativos necessitam de mudança e adaptar os espaços educativos”.

Essa necessidade também foi enfatizada pela professora da Universidade de Évora, de Portugal, Maria Manuela Morais, que sublinhou as conexões entre certezas e incertezas que a crise pandêmica atual vem trazendo. “Podemos dizer que, no fundo, essa crise pandêmica que estamos vivendo não é mais do que o resultado da doutrina que controla o mundo. Cada vez temos mais incertezas no futuro, certeza da nossa fragilidade, certeza da importância de promover o consumo local -quer seja pela sustentabilidade econômica das comunidades, quer pela garantia do fornecimento de produtos e matérias primas seguras, certeza também que temos de reforçar a relação do ser humano com a natureza”, sentencia.