Numape Irati organiza cartilha para orientar mulheres vítimas de violência

Numape Irati organiza cartilha para orientar mulheres vítimas de violência

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que muito mais do que receber flores, as mulheres querem e merecem ser tratadas com respeito. E em uma sociedade como a brasileira, que é uma das mais violentas com mulheres de todo o mundo, ainda precisamos enfatizar essa questão. Pensando neste cenário e na necessidade de combate a essas práticas, o Numape Irati, que é o Núcleo Maria da Penha, um projeto de extensão da Unicentro, elaborou uma cartilha com informações sobre a rede de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres no município.

O material, como explica a coordenadora do Numape Irati, professora Kátia Alexsandra dos Santos, apresenta os principais conceitos e serviços de atendimento a mulheres em situação de violência na cidade. “Nem todas as pessoas conseguem entender de que modo esses serviços, que atendem as mulheres em situação de violência, se articulam. Principalmente com o advento da pandemia e a mudança de algumas normas e formatos de atendimento, nós sentimos a necessidade de organizar essas informações em um único documento, com uma linguagem acessível e um formato mais sintético, reunindo todas as informações dos equipamentos dos vários órgãos que atendem as mulheres em situação de violência”.

Entre os elementos que compõem a cartilha do Numape estão as definições dos tipos de violência contra as mulheres, a descrição das leis que asseguram os direitos da vítima, além da apresentação dos serviços da Rede de Enfrentamento em Irati, com seus respectivos endereços e telefones para contato. De acordo com a professor Kátia, um dos intuitos da organização desse conteúdo foi a atualização de informações relacionadas à rede de proteção à mulher na cidade. “Nós fizemos uso de informações que já existiam em um documento, em uma cartilha que foi elaborada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em 2015. Nós partimos dessa ideia, da descrição dos principais serviços, do que constitui a Rede de Atendimento e Enfrentamento a Violência, e atualizamos esses dados, articulando aos equipamentos que nós temos atualmente no município”, explica.

O fluxograma de atendimento da mulher vítima de violência em Irati é um dos conteúdos da cartilha

Além do Núcleo Maria da Penha da Unicentro, constam na cartilha informações sobre equipamentos e serviços de assistência social em Irati, como o Cras e o Creas, órgãos de saúde, como hospital e UBSs, instituições de segurança pública, como a Delegacia e a Patrulha Maria da Penha, e ainda, órgãos da esfera judiciária, como o Ministério Público e a OAB Mulheres. Com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a equipe do Numape reuniu todas as informações na cartilha e, agora, planeja fazer a impressão de alguns exemplares.

Foi uma parceria coletiva, onde foi solicitado que as instituições encaminhassem um pouco sobre o seu trabalho em si. Esse fluxo foi construído de forma coletiva, com envolvimento de todos os atores da rede e instituições voltadas a mulheres em situação de violência.A proposta desse material é fazer a impressão dele e deixar a disposição nos equipamentos sociais, principalmente os que fazem atendimento às mulheres – o Cras, o Creas,a unidade de acolhimento que a gente tem para a mulher em situação de violência, e outros da rede – para que a gente possa dar visibilidade a esse material tão importante para o município”, descreve o secretário executivo de Assistência Social do município, Denis Cezar Musial.

O público-alvo da cartilha é a população em geral, especialmente as mulheres em situação de violência e os profissionais da rede de proteção e enfrentamento. A versão digital da cartilha pode ser visualizada e baixada através do link disponível nas redes sociais do Numape Irati(Facebook: https://www.facebook.com/numapeirati/– Instagram:  https://www.instagram.com/numapeirati/– Link direto da cartilha: cutt.ly/EkY324R). O lançamento oficial da cartilha “Violência Contra as Mulheres: Rede de Proteção e Enfrentamento em Irati”vai ser realizado durante aSemana do Dia Internacional da Mulher, organizada pelo Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres.

Programação da Semana Internacional da Mulher, em Irati, conta ainda com palestras transmitidas pela Rádio Najuá

A programação prevê, ainda, o compartilhamento de informações na rádio sobre os mais diversos assuntos que envolvem as mulheres. A conselheira de Políticas para as Mulheres de Irati, Milene Galvão, convida o público a acompanhar. “Durante a semana do dia oito ao dia 12 de março, várias mulheres vão participar do programa Espaço Cidadão, falando dos espaços que elas ocupam, seja social, seja na educação, seja na saúde, seja na política, seja como empreendedora. Esse evento foi pensado de maneira online, junto com a rádio Najuá, que foi nossa parceira, por conta de toda a pandemia, que instalou no nosso município uma situação bastante crítica. Mesmo assim, a gente acredita que ainda que seja de forma online, mantidas todas as condições de isolamento social e cuidados com a saúde, as mulheres precisam tomar posse daquilo que são os seus espaços, precisam se compreender como sujeitas ativas desse processo de inserção social”, detalha Milene. 

A transmissão ocorrerá de segunda a sexta-feira da próxima semana, sempre às nove horas da manhã, podendo ser ouvida na frequência 106,9. Durante a Semana do Dia Internacional da Mulher,a Unicentro fará duas participações na rádio. A primeira será na quinta-feira, com a equipe do Numape que, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, informará sobre espaços de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência. A outra, na sexta-feira, com a diretora do campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias, que é uma das convidadas para falar sobre mulheres na ciência e na educação. A ação informativa na rádio abordará ainda outros tópicos, como saúde, participação política e empreendedorismo feminino.

Deixe um comentário