Governo do estado discute retomada econômica do Paraná em reunião na Unicentro

Uma iniciativa do governo do estado, por meio do chefe de gabinete da Casa Civil, Guto Silva, reuniu membros da sociedade, lideranças políticas de Guarapuava e dos municípios vizinhos, e integrantes da comunidade acadêmica para discutir ações conjuntas, visando a retomada econômica do Paraná. O encontro foi realizado no auditório da Unicentro e, entre os pontos abordados, o secretário destaca o investimento em obras públicas como forma de movimentar o mercado.
Nós confiamos que obra pública tem a condição de gerar emprego rápido na cidade, levando conforto, comodidade e, por outro lado, fazendo a roda da economia girar. Uma casa popular nova construída tem cinco empregos diretos e gera imposto para cidade e para o estado. Então, se a gente tiver condições de, com uma parceria com as prefeituras, e tiver agilidade para que as obras sejam realizadas com rapidez, são empregos que eles conseguem gerar em todos os cantos do Paraná”, afirma Guto Silva.
Os investimentos apresentados por Guto Silva serão destinados, além do programa para a construção de casas populares, para o recape asfáltico e para o saneamento básico. Todas as obras e projetos devem gerar empregos tanto em cidades-polo quanto em pequenos municípios. “O Programa Paraná Mais Cidade II será lançado em março e deverá ter uma aplicação de 600 milhões de reais para todo Paraná – recape asfáltico, reformas de escola, reformas de postos de saúde, obras que têm condições de gerar emprego”, diz.
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, que acompanhou a reunião, ressaltou a necessidade das ações de retomada da economia tendo em vista os impactos causados pela pandemia. “Com a pandemia, a nossa arrecadação econômica está diminuindo cada vez mais e outra coisa que nos preocupa muito é que o número de famílias em estado de vulnerabilidade social aumentou e aumentou drasticamente. Precisamos, então, urgentemente, ter incentivos não só do governo do estado, mas também do governo federal, para que a gente possa aumentar o número de empregos para podermos girar melhor a nossa economia”, avalia o prefeito.

Reunião foi liderada pelo chefe da Casa Civil e tratou da aceleração da economia no estado (Foto: Márcio Nei)

O envolvimento das universidades estaduais paranaenses, no que diz respeito ao impulsionamento da economia nesse momento de pandemia, também foi destaque no encontro. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, Aldo Nelson Bona, e o secretário Guto Silva ressaltaram que o trabalho das instituições de ensino superior será primordial nesse processo de retomada econômica.
No caso específico das nossas universidades, assim como nós tivemos as nossas instituições atuando fortemente na linha de frente do combate a pandemia, nós temos agora projetos programados para colocar em execução, que vão por também todas as nossas universidades na linha de frente em todas as regiões do estado, atuando junto ao micro e pequeno empresário, ao grande empresário, ao pequeno agricultor e ao grande agricultor em apoio ao processo de retomada econômica”, detalha Bona.
A universidade”, complementa Silva, “tem esse papel importante como indutora, como centro de inovação, de pensar a sociedade para alavancar novos negócios, novas oportunidades, sempre com um olhar para poder estimular a economia. Nós vamos precisar de muita sinergia para fazer a nossa tríplice hélice girar”.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, e a diretora do campus Santa Cruz, professora Christine Vargas, participaram da reunião e destacaram o cuidado adotado pela universidade para receber a todos os convidados. “Sempre seguindo os protocolos de biossegurança, porque nós estamos em um momento que, talvez, seja o mais difícil dessa pandemia e todo o cuidado é pouco. Então, vale destacar e agradecer a toda a nossa equipe que cuidou de todo esse protocolo, seguindo todo distanciamento e todos os cuidados necessários”, diz ele. E ela reforça: “é um protocolo que atende todas as reivindicações da saúde. Então, álcool em gel, os totens, o distanciamento, tudo está sendo levado em consideração nesse momento. Também estamos aferindo as temperaturas em todos os locais onde os participantes estão adentrando a Unicentro”.