Professor da Unicentro organiza anuário sobre a obra de Franz Brentano

A disseminação de conhecimento por parte dos docentes da Unicentro se dá de diversas formas – desde as aulas ministradas até às páginas dos livros. Um exemplo disso é a obra “Investigação Ibero-Americana sobre Franz Brentano e sua escola” – em alemão, “Brentano studien – Ibero-Amerikanische Forschungen zu Brentano und seiner Schule”, organizado pelo professor Evandro Oliveira Brito, do Departamento de Filosofia, em conjunto com o professor Mario Porta, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A obra, como explica o professor Evandro, trata da Teoria da Intencionalidade, do filósofo e psicólogo alemão Franz Brentano. “Uma teoria recuperada na própria história do pensamento ocidental. Essa teoria remete à Aristoteles – o primeiro a formular uma versão da intencionalidade como relações. Depois, tem desenvolvimento no período medieval e grande expoente em Tomás de Aquino. Mas, Brentano a introduz como uma proposta de solução para o desenvolvimento da psicofísica, de modo que fosse possível formular uma psicologia.  O que é interessante e, portanto, acaba sendo o tema central desta publicação são as investigações realizadas por pesquisadores do mundo ibero-americano acerca desse modo de trabalho de Franz Brentano e sua aplicação naquilo que vem a ser chamado Escola de Brentano”, descreve.

Além da temática principal, acrescenta o professor, o livro ainda traz um desdobramento para aplicações contemporâneas. “Nós temos trabalhos que lidam diretamente com a relevância da Teoria da Intencionalidade para a própria neurociência e de que modo, então, a intencionalidade da consciência lança luzes para os grandes desafios das ciências frente às descobertas contemporâneas da neurociência”., avalia Evandro. A realização e a publicação da obra são resultados de um trabalho conjunto entre dois grupos de pesquisa – o Origens da Filosofia Contemporânea, da PUC São Paulo, e o Ética, Política e Cidadania, da Unicentro. Um marco para a parceria foi o Congresso Internacional Intencionalidade ontem e hoje – 100 anos da morte de Franz Brentano, que foi realizado em 2017, em Guarapuava, na Unicentro, e reuniu diversos pesquisadores que se dedicam à temática.

O debate resultante desse evento abriu possibilidades, então, de se fazer um levantamento sobre a produção científica histórica no mundo ibero-americano em relação às teorias da intencionalidade, de Franz Brentano e sua escola. De lá para cá, de 2017 portanto, iniciou-se um trabalho de investigação tanto dos pesquisadores, como de toda a produção bibliográfica no mundo ibero-americano e um leque de pesquisadores foram convidados a participar da obra para apresentar artigos que destacassem determinados temas. Isso não teria acontecido sem o apoio institucional, na articulação entre os dois grupos de pesquisa, mas principalmente o apoio das instituições que viabilizaram a realização do evento, a Fundação Araucária, em parceria com a Unicentro, mas também a Capes, o CNPq, e a própria Brentano Foundation”, detalha o docente.

O livro já está disponível na versão online e, em breve, a versão impressa também estará disponível na Alemanha. Para o professor, a concretização da obra abre possibilidades para que todos os pesquisadores que produzem em língua portuguesa e língua espanhola possam participar mais diretamente das publicações e debates acerca da temática. “É um marco na internacionalização das universidades envolvidas. São pontes criadas entre várias universidades, os pesquisadores que se envolveram no projeto acabam já se integrando nos grupos de pesquisa, as redes começam a se integrar”, avalia.

O professor ainda finaliza destacando que ter participado da elaboração do livro é motivo de satisfação. “Ter um capítulo nesse anuário é, praticamente, consagrar a sua posição como um pesquisador de referência mundial. Da mesma forma, é um privilégio enorme poder contribuir com a organização de tal obra. A gente pode dizer, então, que essa obra é uma obra que é se insere na história do pensamento filosófico e é uma obra que tem uma projeção, e essa projeção projeta, na verdade, os pensadores da língua portuguesa e da língua espanhola, tanto do continente americano como da própria europa que participaram, ela projeta esses pesquisadores e essas pesquisas não simplesmente em função do que está sendo apresentado aqui, mas de toda uma trajetória de 100 anos”, encerra Evandro.