Seminário de Autoavaliação encerra o ano do PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEN) da Unicentro realizou a segunda edição do Seminário de Autoavaliação do programa. O objetivo do encontro foi avaliar o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo do ano e fazer um planejamento para promover a melhoria contínua da qualidade do curso. Docentes, pós-graduandos, egressos e convidados participaram de forma online. Foram formados grupos de trabalho, com o intuito de discutir os pontos fortes e potencialidades, bem como discriminar pontos fracos e deficiências, prever oportunidades e propor estratégias para alcançar os resultados esperados.
“Para realizar o evento, convidamos egressos, uma pós-graduanda e os docentes do PPGEN e, ainda, alguns convidados. Encaminhamos com antecedência um questionário para todos e esses colegas, um representante de cada grupo, do seu GT de trabalho, fez uma síntese dos questionários enviados para cada segmento”, explica como se deu o planejamento do seminário a coordenadora do PPGEN, professora Ana Lúcia Crisostimo.
Aprovado em 2014, o PPGEN completa seis anos com 52 egressos, 10 destes já cursando programas de doutorado, outros quatro que estão concorrendo em processos seletivos, além de vários professores e profissionais que conseguiram se inserir no campo de trabalho. Por isso, segundo Ana Lúcia, eventos de autoavaliação são importantes, para contribuir para a capacitação de professores, de quem deseja atuar no ensino superior e também fomentar o desenvolvimento regional.
“Este evento é extremamente importante para o programa, tem a avaliação do programa em si, nós temos a parte da oferta das disciplinas, do corpo docente, da estrutura de secretaria, coordenação e toda a infraestrutura logística que oferece hoje um programa de pós-graduação em uma instituição renomada como a Unicentro. E o seminário vai envolver a todos, docentes, pós-graduandos, egressos, para pensar no curso e, ao final do evento, nós tivemos uma discussão muito rica entre os participantes do processo, de reflexão sobre os pontos levantados e acabamos delineando um documento inicial, uma plenária para fazer e escrever o planejamento estratégico do PPGEN para o próximo quadriênio, a curto, médio e longo prazo”, afirma.
Após quatro anos a frente do PPGEN, a docente Ana Lúcia Crisostimo, do Departamento de Ciências Biológicas (Debio), deixa a coordenação do programa de mestrado e, em seu lugar, assumem as professoras Adriana Massae Kataoka (Debio) e Elisa Aguayo da Rosa, do Departamento de Química (DEQ).