Unicentro prorroga prazo de inscrições para curso de Pedagogia no contexto do campo

Preparar professores para a atuação nas escolas do campo, isto é, aquelas localizadas em comunidades rurais, é o objetivo de um dos cursos da Unicentro: a “Licenciatura em Pedagogia: docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto do campo”. A graduação é ofertada em regime de alternância, a partir de uma parceria entre órgãos estaduais – como a Unicentro e o Governo do Paraná – e federais – como o Incra, que é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Por contar com financiamento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, a licenciatura tem processo seletivo diferenciado e é voltada para um público específico – os beneficiários da reforma agrária. “Para ser beneficiário da reforma agrária, a pessoa precisa ou residir num assentamento, num acampamento ou num quilombo”, explica do coordenador do curso, professor Marcos Gerke.

Nesse momento, a Unicentro está com edital aberto para o preenchimento de 16 vagas em aberto no curso de “Licenciatura em Pedagogia: docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, no contexto do campo”. Os interessados em concorrer a uma delas precisam, em primeiro lugar, cumprir o pré-requisito de ser beneficiário da reforma agrária e, também, ter concluído o Ensino Médio. Para a entrada no curso, não há uma prova. A seleção é feita a partir da média das notas obtidas ao longo dos três anos do Ensino Médio nas disciplinas de Português, Matemática e História.

Além do público-alvo específico, outro diferencial do curso, segundo o professor Marcos, é ser ofertado em regime de alternância. “A gente fica dias concentrado em aulas manhã e tarde. Aí, ele se forma e não abandona sua comunidade, já que esse é o grande objetivo do programa, que é para aquele sujeito que mora lá no assentamento, lá no quilombo, que não tem como vir para a aula todos os dias. Então, é um grande benefício para ele, ele vem fica alguns dias e retorna para sua comunidade, ele não precisa vir morar na cidade”.

O Edital completo do Processo Seletivo diferenciado está disponível no site da Unicentro. Também pela página é que o interessado deve efetivar sua inscrição, que é realizada totalmente de modo remoto. O prazo termina no dia 11 de dezembro.